A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) disponibilizou gratuitamente, em seu site, a versão digital do Perfil 2019, a edição mais atual de seu documento anual sobre a indústria do plástico no Brasil, que tem como objetivo expor dados do setor dos plásticos referentes ao ano anterior. O perfil aborda temas referentes ao setor de transformação e reciclagem (tanto em sua estrutura quanto em desempenho), dados de produção, consumo aparente, faturamento, número de empresas e empregos, informações sobre diferentes tipos de materiais plásticos, tecnologias e tendências de mercado.

 

Excepcionalmente nesta edição, há também discussões recentes sobre o plástico com o objetivo de levar conteúdo que esteja em sinergia com o momento atual e do cenário da pandemia. Isso porque, diante do contexto da Covid-19, novas perspectivas se abriram ao longo desses meses e diversos aspectos ganharam evidência – como saneamento, consumo e destinação de resíduos, por exemplo. Junto a essa discussão, o material também ganhou um novo olhar tanto da mídia e das redes sociais quanto das políticas públicas, passando a ser encarado sob outro ponto de vista. Debates abertos evidenciaram sua importância no combate à disseminação da Covid-19, com a consequente suspensão do banimento dos descartáveis no Estado de São Paulo, em abril de 2020.

 

As 53 páginas do documento se dividem em oito seções que falam sobre: cadeia produtiva e as origens do material plástico, o plástico no mundo, aplicações do material plástico, características da indústria de transformados plásticos, características da indústria de reciclagem de material plástico pós-consumo, entre outros temas. Além disso, os dados também estão disponíveis em inglês. O download gratuito do documento digital pode ser realizado aqui.

 

(Foto: Abiplast)

#plastico #perfil2019abiplast #ebook

 

Conteúdo relacionado:

Cartilha para retomada das atividades pós-quarentena

Digitalização na área de reciclagem é tema de ebook

 



Mais Notícias PI



Bioplásticos e embalagens antimicrobianas em projeto

Consórcio vai promover o desenvolvimento de biopolímeros para a fabricação de embalagens com ativação contra microrganismos.

25/10/2022


Filme se torna autoesterilizante ao ser exposto à luz

Pesquisadores de universidade irlandesa desenvolveram um filme plástico fino e flexível cuja capacidade de autoesterilização é ativada pela luz.

13/09/2022


Investimento no setor de filmes de PVC

Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.

09/08/2022