A Sabic – petroquímica de origem saudita com unidade em São Paulo (SP) – anunciou que a Avoury, marca alemã de chás premium, emprega polipropileno (PP) reciclado certificado para a confecção de cápsulas transparentes de chás orgânicos, utilizadas especificamente na máquina Avoury One.

 

O lançamento das cápsulas transparentes de chá feitas de plástico reciclado pode representar um avanço na indústria em relação a um futuro mais sustentável para o consumo de cápsulas, com produtos já provenientes de reciclagem, que sejam mais fáceis de reciclar e que ajudem a criar uma economia circular para os plásticos.

 

A Avoury foi uma das primeiras empresas a adotar uma solução do portfólio Trucircle da Sabic, utilizando um copolímero circular certificado de PP, proveniente de material reciclado pós-consumo, para fabricação de suas cápsulas. A cápsula de chá transparente facilita a visualização das folhas, flores e frutos e deve ser totalmente hermética para preservar todas as propriedades do chá. Além disso, deve suportar as altas temperaturas da água durante o preparo sem afetar o sabor do produto. De acordo com a fornecedora, “no geral, todos os requisitos precisam ser atendidos por um plástico que apresente resistência superior a tais condições. 


O material é proveniente de reciclagem molecular, no qual os diferentes tipos de plástico são decompostos em seus componentes individuais e retornam ao seu estado original. Essa matéria-prima pode então ser usada para a produção de novos materiais. Ou seja, um plástico novo a partir de material antigo. Um vídeo sobre o processo de reciclagem do material e sua aplicação pode ser visto aqui.

 

A Avoury disponibiliza ainda um sistema de retorno. Junto ao pedido de novos chás, o cliente pode requisitar um saco próprio da marca para descarte das cápsulas vazias. Quando cheio, basta colar a etiqueta de retorno e enviar à empresa gratuitamente. Dessa forma, a companhia pode reciclar novamente esse material, uma vez que mantém a confiabilidade da estrutura do material por saber qual a sua origem.

 

O portfólio Trucircle da Sabic tem recebido alta demanda de uma ampla gama de indústrias em busca de soluções que sejam comercialmente viáveis e, ao mesmo tempo, que considerem mais o meio ambiente, para trabalhar em prol de uma economia circular e sustentável para os plásticos.

 

(FOTOS: Avoury e Sabic)

#plastico #capsulasdechatransparente #economiacircular

 

Conteúdo relacionado:

Certificação de “circularidade” para filmes plásticos

Tampas fabricadas com material reciclado



Mais Notícias PI



Aferição de cor e brilho ao vivo

Evento gratuito sobre colorimetria e teoria da cor terá sessões dedicadas à análise de peças plásticas apresentadas pelo público.

17/08/2022


Investimento no setor de filmes de PVC

Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.

09/08/2022


Plásticos para a área médica: o futuro deste setor

Livro tem como tema central a importância do uso de plásticos na área médico-hospitalar e o potencial deste mercado. A obra também aborda as tendências do setor.

08/08/2022