A Sabic – petroquímica de origem saudita com unidade em São Paulo (SP) – anunciou que a Avoury, marca alemã de chás premium, emprega polipropileno (PP) reciclado certificado para a confecção de cápsulas transparentes de chás orgânicos, utilizadas especificamente na máquina Avoury One.

 

O lançamento das cápsulas transparentes de chá feitas de plástico reciclado pode representar um avanço na indústria em relação a um futuro mais sustentável para o consumo de cápsulas, com produtos já provenientes de reciclagem, que sejam mais fáceis de reciclar e que ajudem a criar uma economia circular para os plásticos.

 

A Avoury foi uma das primeiras empresas a adotar uma solução do portfólio Trucircle da Sabic, utilizando um copolímero circular certificado de PP, proveniente de material reciclado pós-consumo, para fabricação de suas cápsulas. A cápsula de chá transparente facilita a visualização das folhas, flores e frutos e deve ser totalmente hermética para preservar todas as propriedades do chá. Além disso, deve suportar as altas temperaturas da água durante o preparo sem afetar o sabor do produto. De acordo com a fornecedora, “no geral, todos os requisitos precisam ser atendidos por um plástico que apresente resistência superior a tais condições. 


O material é proveniente de reciclagem molecular, no qual os diferentes tipos de plástico são decompostos em seus componentes individuais e retornam ao seu estado original. Essa matéria-prima pode então ser usada para a produção de novos materiais. Ou seja, um plástico novo a partir de material antigo. Um vídeo sobre o processo de reciclagem do material e sua aplicação pode ser visto aqui.

 

A Avoury disponibiliza ainda um sistema de retorno. Junto ao pedido de novos chás, o cliente pode requisitar um saco próprio da marca para descarte das cápsulas vazias. Quando cheio, basta colar a etiqueta de retorno e enviar à empresa gratuitamente. Dessa forma, a companhia pode reciclar novamente esse material, uma vez que mantém a confiabilidade da estrutura do material por saber qual a sua origem.

 

O portfólio Trucircle da Sabic tem recebido alta demanda de uma ampla gama de indústrias em busca de soluções que sejam comercialmente viáveis e, ao mesmo tempo, que considerem mais o meio ambiente, para trabalhar em prol de uma economia circular e sustentável para os plásticos.

 

(FOTOS: Avoury e Sabic)

#plastico #capsulasdechatransparente #economiacircular

 

Conteúdo relacionado:

Certificação de “circularidade” para filmes plásticos

Tampas fabricadas com material reciclado



Mais Notícias PI



Novo programa de reciclagem de copos plásticos

Empresa europeia iniciou um projeto de incentivo ao uso de copos plásticos reutilizáveis que também inclui a reciclagem desses itens.

02/12/2020


Reciclagem química de plásticos usados em autopeças

KIT e Audi pesquisam como transformar resíduos de plásticos de engenharia em óleo de pirólise, que poderá ser usado para fabricar novos componentes.

30/11/2020


Consórcio global com foco na reciclagem de rótulos autoadesivos

Empresa desenvolve iniciativa que reforça compromisso com a economia circular na cadeia de rotulagem. No Brasil, busca novos parceiros para seu programa.

26/11/2020