A fabricante de resinas termoplásticas Borealis (com sede na Áustria e subsidiária em Itatiba, SP) desenvolveu a linha de resinas obtidas com o uso da Borcycle, uma tecnologia de reciclagem que transforma fluxos de resíduos de poliolefina pós-consumo em soluções para aplicações com valor agregado. O material foi aplicado no desenvolvimento de tampas de embalagens rígidas.

 

Em recente parceria feita com a fabricante alemã de tampas Menshen, a linha foi empregada no desenvolvimento de uma série de fechos e tampas com percentual de material reciclado, voltados predominantemente para uso em embalagens de produtos de limpeza doméstica e lavagem de roupas.

 

No decorrer da colaboração, ambas as companhias determinaram que o grade Borcycle UG522MO, um composto de polipropileno (PP) feito com 50% de conteúdo de PCR (sigla proveniente do termo em inglês post-consumer recycled), seria a escolha adequada para a fabricação de tampas, uma vez que proporciona redução potencial de emissões de CO2 em até 15%, se quando comparado ao uso de material virgem; bom desempenho para aplicações em embalagens rígidas; e possibilidade de reciclagem ao final da vida útil da embalagem.

 

Segundo informações disponíveis no site da Borealis, essa tecnologia em evolução une a experiência da empresa em reciclagem e formulações com suas próprias tecnologias de nucleação e multimodais Borstar, uma metodologia patenteada para a qual a companhia desenvolveu uma abordagem de nucleação, resultante de pesquisas próprias em que o efeito de nucleação é obtido no reator de polimerização (in situ) durante a fabricação do polipropileno (PP). Isto contraria a abordagem padrão de adicionar um agente de nucleação durante a peletização.

 

Dessa forma, obtêm-se uma série de vantagens, em comparação com a nucleação convencional, como efeito de nucleação mais forte (resultando em temperatura de cristalização mais alta, processo de cristalização mais rápido e estrutura esferulítica fina), melhor dispersão do agente, nenhuma reação com outros aditivos, entre outros fatores.

Material nucleado com tecnologia Borstar Nucleation (à esquerda) versus PP não nucleado (à direita) (fonte: Borealis)


Para Meta Cigon, gerente de marketing da Borealis, o fornecimento de tampas de alta qualidade com 50% de material reciclado evidencia que a inovação e o trabalho em equipe podem levar a indústria para mais perto do conceito de economia circular.

 

(Fotos: Borealis)

#plastico #agentedenucleacao #economiacircular

 

Conteúdo relacionado:

Concurso promove a venda de produtos feitos com material reciclado

Nova linha de produtos sustentáveis



Mais Notícias PI



O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025


Schütz Vasitex amplia a oferta de embalagens industriais com ciclo de vida fechado

A empresa especializada na produção e reaproveitamento de embalagens intermediárias para produtos líquidos faz novas apostas ao diversificar a oferta de sua linha de IBC’s.

16/10/2025


Projeto estimula a conversão de resíduos em novas matérias-primas

O IPT lançou um programa de desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento de materiais PCR.

06/10/2025