A fabricante de resinas termoplásticas Borealis (com sede na Áustria e subsidiária em Itatiba, SP) desenvolveu a linha de resinas obtidas com o uso da Borcycle, uma tecnologia de reciclagem que transforma fluxos de resíduos de poliolefina pós-consumo em soluções para aplicações com valor agregado. O material foi aplicado no desenvolvimento de tampas de embalagens rígidas.

 

Em recente parceria feita com a fabricante alemã de tampas Menshen, a linha foi empregada no desenvolvimento de uma série de fechos e tampas com percentual de material reciclado, voltados predominantemente para uso em embalagens de produtos de limpeza doméstica e lavagem de roupas.

 

No decorrer da colaboração, ambas as companhias determinaram que o grade Borcycle UG522MO, um composto de polipropileno (PP) feito com 50% de conteúdo de PCR (sigla proveniente do termo em inglês post-consumer recycled), seria a escolha adequada para a fabricação de tampas, uma vez que proporciona redução potencial de emissões de CO2 em até 15%, se quando comparado ao uso de material virgem; bom desempenho para aplicações em embalagens rígidas; e possibilidade de reciclagem ao final da vida útil da embalagem.

 

Segundo informações disponíveis no site da Borealis, essa tecnologia em evolução une a experiência da empresa em reciclagem e formulações com suas próprias tecnologias de nucleação e multimodais Borstar, uma metodologia patenteada para a qual a companhia desenvolveu uma abordagem de nucleação, resultante de pesquisas próprias em que o efeito de nucleação é obtido no reator de polimerização (in situ) durante a fabricação do polipropileno (PP). Isto contraria a abordagem padrão de adicionar um agente de nucleação durante a peletização.

 

Dessa forma, obtêm-se uma série de vantagens, em comparação com a nucleação convencional, como efeito de nucleação mais forte (resultando em temperatura de cristalização mais alta, processo de cristalização mais rápido e estrutura esferulítica fina), melhor dispersão do agente, nenhuma reação com outros aditivos, entre outros fatores.

Material nucleado com tecnologia Borstar Nucleation (à esquerda) versus PP não nucleado (à direita) (fonte: Borealis)


Para Meta Cigon, gerente de marketing da Borealis, o fornecimento de tampas de alta qualidade com 50% de material reciclado evidencia que a inovação e o trabalho em equipe podem levar a indústria para mais perto do conceito de economia circular.

 

(Fotos: Borealis)

#plastico #agentedenucleacao #economiacircular

 

Conteúdo relacionado:

Concurso promove a venda de produtos feitos com material reciclado

Nova linha de produtos sustentáveis



Mais Notícias PI



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024


Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024


Embalagens para impermeabilizantes agora em versões feitas com PCR

Linha de baldes fabricados com plásticos pós-consumo passou a ser usada para acondicionar produtos da marca Quartzolit.

08/02/2024