A alemã Plasmatreat, especializada em processos de limpeza de superfícies metálicas por plasma, desenvolveu o processo HydroPlasma, que combina ar comprimido, eletricidade e água na remoção de resíduos de óleo e graxa de componentes após o seu processamento.
A nova tecnologia é baseada na já consolidada Openair-Plasma, que utiliza gás de processo ionizado para remover contaminantes como poeira e resíduos orgânicos, promovendo também a ativação da superfície e a melhor adesão de tintas e revestimentos.
O HydroPlasma combina os efeitos do Openair-Plasma com a reatividade químic
a das moléculas de água, aumentando a capacidade de remoção de sujeiras e contaminantes mais persistentes. A água introduzida no processo de plasma é ionizada, o que cria moléculas que proporcionam um efeito de limpeza semelhante ao do detergente, mas sem a necessidade de aditivos químicos que podem possuir compostos orgânicos voláteis (VOC’s).
A ação de limpeza é executada na superfície metálica por meio de um bico que remove tanto resíduos orgânicos como óleos e graxas, quanto contaminantes inorgânicos, caso dos sais. Os contaminantes são transformados em componentes solúveis ou gasosos, garantindo a limpeza completa. Para aplicações mais exigentes, o efeito de limpeza pode ser aprimorado com aditivos específicos.
As estações de tratamento são adaptáveis a linhas de produção e a tecnologia é indicada para o trabalho com superfícies metálicas como aço, alumínio e cobre, realizando a limpeza microfina, remoção de contaminantes orgânicos e modificação da superfície para melhorar a aderência em processos subsequentes como pintura e revestimento, uma necessidade típica da indústria automobilística, por exemplo..
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Plasmatreat
Leia também:
Mais Notícias PI
Desenvolvedora alemã de software para fabricação a partir de chapas metálicas anunciou uma versão mais abrangente do sistema, além da complementação do seu portfólio, decorrente da compra da Stampack.
24/11/2025
A união de chapas metálicas e plásticas de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.
10/11/2025
A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem pequenas séries de peças com geometrias variadas.
10/11/2025