A alemã Plasmatreat, especializada em processos de limpeza de superfícies metálicas por plasma, desenvolveu o processo HydroPlasma, que combina ar comprimido, eletricidade e água na remoção de resíduos de óleo e graxa de componentes após o seu processamento.

 

A nova tecnologia é baseada na já consolidada Openair-Plasma, que utiliza gás de processo ionizado para remover contaminantes como poeira e resíduos orgânicos, promovendo também a ativação da superfície e a melhor adesão de tintas e revestimentos.

 

O HydroPlasma combina os efeitos do Openair-Plasma com a reatividade química das moléculas de água, aumentando a capacidade de remoção de sujeiras e contaminantes mais persistentes. A água introduzida no processo de plasma é ionizada, o que cria moléculas que proporcionam um efeito de limpeza semelhante ao do detergente, mas sem a necessidade de aditivos químicos que podem possuir compostos orgânicos voláteis (VOC’s).

 

A ação de limpeza é executada na superfície metálica por meio de um bico que remove tanto resíduos orgânicos como óleos e graxas, quanto contaminantes inorgânicos, caso dos sais. Os contaminantes são transformados em componentes solúveis ou gasosos, garantindo a limpeza completa. Para aplicações mais exigentes, o efeito de limpeza pode ser aprimorado com aditivos específicos.

 

As estações de tratamento são adaptáveis a linhas de produção e a tecnologia é indicada para o trabalho com superfícies metálicas como aço, alumínio e cobre, realizando a limpeza microfina, remoção de contaminantes orgânicos e modificação da superfície para melhorar a aderência em processos subsequentes como pintura e revestimento, uma necessidade típica da indústria automobilística, por exemplo..


 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Plasmatreat


 

 

 

Leia também:


 

Soldagem e corte integrados


 

Droz Robótica lança células robotizadas para soldagem

 

 

Trumpf traz ao mercado nova geração de lasers


 


 

 



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026