Na EMO Hannover 2025, a espanhola Danobat vai divulgar o desenvolvimento de tecnologias que integram robótica, sistemas de retificação multifuncional e tornos de ultraprecisão. O destaque será o dBOT, uma série de robôs CNC que une a flexibilidade operacional dos autômatos à solidez e estabilidade típicas de máquinas-ferramenta.

 

Na área de retificação, a subsidiária Overbeck apresentará a nova geração da série IRD de máquinas, apta a realizar retificação interna, externa, de face, de raios e de formas não circulares em um único setup. A máquina integra pela primeira vez os processos para a retificação de formatos não redondos em uma mesma plataforma de software, atendendo setores que exigem tolerâncias críticas, como aeroespacial, ferramentaria e moldes. O modelo IRD-300 será demonstrado com integração robótica e ocupará um espaço 40% menor do que soluções equivalentes.

 

Outro lançamento será a retificadora CHX, caracterizada pelo design compacto e capacidade de produção de peças de até 1.800 mm de comprimento, 540 mm de diâmetro e 500 kg. O modelo incorpora o sistema de medição MDM-100, permitindo aferição em tempo real de múltiplos diâmetros durante ou após a usinagem, sem interrupção do processo. Essa função garante manutenção de tolerâncias apertadas em componentes de geometrias variadas.

 

Completando a linha, a série Estarta apresenta uma abordagem de retificação centerless com configuração angular. Já os tornos de ultraprecisão Mikroturn, da Hembrug, outra empresa do grupo, passam a incorporar sistemas internos de superacabamento e medição de ferramentas e peças, atingindo rugosidade de Ra 0,05 µm e precisão submicrométrica em perfis roscados complexos.


 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Danobat


 


 


 

Leia também:


 

Pesquisa aponta crescimento do mercado de fresadoras


 

Plasma pode ser usado no corte de canais de alimentação de peças fundidas


 



Mais Notícias PI



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025