A alemã VibroCut desenvolveu um sistema que integra o ultrassom aos processos de usinagem, utilizando um transdutor no porta-ferramentas para transmitir vibração controlada às ferramentas de corte durante operações como furação e retificação. Essa aplicação do ultrassom tem como objetivo principal reduzir o desgaste das ferramentas, melhorar o controle da formação de cavacos e minimizar a geração de rebarbas nas peças usinadas, mesmo na usinagem pesada.

De acordo com informações da empresa, a aplicação do ultrassom reduz significativamente o atrito durante a usinagem, modificando tanto a cinemática quanto os mecanismos de ação durante a formação de cavacos.

 

A vibração ultrassônica é ativada e controlada por um sistema eletrônico composto por gabinete de controle, sensores e software operacional que permite modular automaticamente a frequência e amplitude do ultrassom conforme a necessidade do processo. O uso do VibroCut permite também o monitoramento em tempo real dos dados de processo.

 

O sistema pode ser instalado tanto em máquinas-ferramenta novas quanto adaptadas a equipamentos já existentes, possibilitando o acionamento das funções ultrassônicas via comandos no modo automático.

 

Os porta-ferramentas da VibroCut estão disponíveis em diferentes versões, de acordo com a demanda de potência de cada aplicação e o tipo de ferramenta. A linha High Performance suporta até 1.000 W, com troca manual, enquanto as demais versões — Performance-Line (500 W), Standard-Line (250 W) e Precision-Line (100 W) — contam com sistemas de trocas automáticas, permitindo inovações de integração em ambientes específicos.


Reconhecida com o prêmio de melhor empresa startup de 2024 pelo programa europeu “Factory of the Year”, a VibroCut apresentou a novidade durante a feira EMO deste ano, anunciando também a parceria com a Siemens para o uso do sistema Sinumerik, que permite combinar a usinagem auxiliada por ultrassom aos recursos do robusto sistema de controle da Siemens. A parceria também aumenta a visibilidade dos produtos da VibroCut.

 

Informações podem ser obtidas no site da empresa: www.vibrocut.de

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


Imagem: Vibrocut


 

Leia também:


 

Hypermill integra automação a torneamento e fresamento


 

Fresas para acabamento de alta precisão integram o portfólio da Seco

 

 



Mais Notícias PI



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025