Novos robôs colaborativos da italiana Comau, com filial brasileira situada no município de Santo André (SP), estão disponíveis para comercialização. Trata-se da linha de autômatos MyCo, composta por seis modelos de cobots que têm capacidade de 3 kg a 15 kg.
Os robôs MyCo apresentam alcance de 590 mm e 1.300 mm, e podem ser utilizados em operações complementares à transformação de resinas, sendo recomendados para a fabricação de embalagens e também para trabalhos que envolvem a soldagem de plásticos, além de montagem de peças, por exemplo.
Possuem seis graus de liberdade e são fáceis de programar, conforme informações divulgadas à imprensa. O design dos cobots recém-lançados facilita a realocação deles, de maneira que eles possam operar tanto em espaços compactos quanto em grandes áreas.
“Com o lançamento da família de robôs MyCo, a Comau visa atender à demanda crescente de setores como alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, energia renovável e logística, além de pequenas e médias empresas. Cada um dos seis modelos desta linha nos permite oferecer uma solução altamente flexível, fácil de usar e transportável, que suporta operações seguras e eficientes em ambientes dinâmicos”, comentou Stefania Ferrero, diretora de marketing da Comau.
Em 2024, foi divulgado pela Federação Internacional de Robótica o “Relatório Mundial de Robótica”. De acordo com o relatório, a instalação de robôs industriais ultrapassou 4 milhões de unidades. Além disso, foi constatado que o setor de plásticos foi o quarto colocado em aquisições.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Comau/Divulgação.
Acesse nossos guias de fornecedores de robôs industriais:
Robôs cartesianos (pick and place) para injetoras de plástico
#Comau #RobôsMyCo #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A fabricante alemã de extrusoras antecipou os lançamentos da feira K destacando a produção de filmes monomateriais mais resistentes e o uso de inteligência artificial.
01/07/2025
Aumentar o fornecimento de resinas obtidas a partir de plásticos-pós consumo (PCR) é o objetivo das empresas parceiras. O trabalho envolve análise de materiais e elaboração de fichas técnicas.
01/07/2025
Desenvolvido para suportar altas temperaturas e tempo de residência, aditivo da Adeka melhora o desempenho de itens rotomoldados.
01/07/2025