A Braskem está apresentando ao mercado o seu novo portfólio de resinas recicladas pós-consumo (PCR) que atendem às especificações do setor de eletrodomésticos. O portfólio exclusivo, vendido sob a marca Wenew, possui seis grades de polipropileno (PP) reciclado específicos para aplicações em refrigeração, lavanderia, eletroportáteis e equipamentos de áudio.
O desenvolvimento desta frente teve início em 2020 e já resultou em uma recuperação superior a 10 mil toneladas de resíduos, o equivalente a mais de 130 milhões de embalagens. “Por meio da marca Wenew, buscamos alavancar ainda mais o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva da química e do plástico. E a utilização das resinas recicladas desta linha permitiu também a diminuição de 6.375 toneladas de CO2 na atmosfera”, comentou Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios para Economia Circular da Braskem na América do Sul.
Atualmente, várias empresas do segmento de eletrodomésticos já buscam as soluções de resinas recicladas pós-consumo para atingir seus objetivos de sustentabilidade. Segundo o Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-Consumo no Brasil, promovido pelo Movimento Plástico Transforma e realizado pela MaxiQuim, a venda de PCR para o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos aumentou 19%, alcançando a marca de 37 mil toneladas em 2023.
A Mondial é um exemplo de empresa que tem aderido ao uso de resinas PCR. A empresa começou a usar o PCR Wenew, em 2022. Com bons resultados, a marca ampliou o uso e recentemente incorporou os materiais na produção de caixas de som. “A nova resina trouxe características técnicas de performance e resistência que melhoraram a qualidade das nossas caixas de som”, diz Jacques Ivo Krause da Mondial.
Saiba mais sobre o mercado de resinas recicladas no hub de conteúdo Reciclagem da Plástico Industrial.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Getty / Braskem
Leia também:
Fotodegradação, um caminho para a reciclagem avançada de plásticos pretos
Syensqo recicla PVDC de estruturas multicamadas
Mais Notícias PI
Simpósio que será realizado em outubro vai tratar da computação e comunicação quânticas, e também de sensores ultraprecisos.
16/09/2025
A fabricante de injetoras Chen Hsong vai levar para a feira K um sistema baseado em inteligência artificial que otimiza o processo de injeção de plásticos, oferecendo recursos alinhados com os conceitos da manufatura inteligente.
16/09/2025
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025