A fornecedora de embalagens Neopac The Tube (Suíça) apresentou um novo conceito para sua linha de bisnagas que compreende a fabricação de produtos com bioplástico ou com plástico reciclado, os quais atendem à atual legislação da União Europeia (UE) referente à redução do impacto ambiental das embalagens. Ela determina, por exemplo, que até 2030 todas as embalagens plásticas deverão ser recicláveis, das quais 55% devem ser efetivamente recicladas. Para isso, a Neopac assumiu um novo conceito de desenvolvimento chamado de EcoDesign, segundo o qual suas embalagens adotam algumas das cinco novas metas:

 

 

Atualmente, a Neopac possui três modelos de bisnagas na linha EcoDesign. Os tubos da marca Picea, por exemplo, são fabricados com uma combinação de bioplástico e madeira (10% de serragem de abeto, árvore nativa do Hemisfério Norte e da Ásia) proveniente de florestas alemãs certificadas, que possibilita uma redução de cerca de 40% do impacto ambiental em comparação aos tubos convencionais.

 

Já os produtos da linha Sugarcane, como sugere o nome, são feitos totalmente com polietileno (PE) oriundo da cana-de-açúcar produzida no Brasil e que, segundo a companhia, apresentam índices de pegada de carbono 50% mais efetivos se comparados a tubos convencionais de PE.

 

Por fim, a linha Recycled utiliza 50% de PE pós-consumo. O material para sua produção vem de garrafas de leite coletadas que são reconvertidas em pellets. Após seu uso, o tubo vazio pode novamente ser descartado em local adequado para seguir o mesmo fluxo de reciclagem que um tubo de PE convencional. A estimativa da companhia é que essa embalagem represente uma pegada de carbono 25% menor, se comparada à do PE convencional.

 

Todas as embalagens que compõem a linha EcoDesign são fornecidas para armazenar conteúdos de até 300 ml, podem ser personalizadas e possuem tampa produzida com 100% de polipropileno reciclado proveniente de embalagens e cordas retiradas do oceano. Os produtos podem ser adquiridos por meio do site da companhia, onde há um simulador para a combinação de diversos modelos de tubos, ombros e tampas, para montagem do conjunto final desejado pelos clientes.

 

#bioplastico #embalagemreciclada #plasticoposconsumo #plastic



Mais Notícias PI



Sidel lança sopradora com aquecimento da pré-forma a laser

Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.

16/09/2025


Multipet amplia a produção de sopradoras

Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.

09/09/2025


Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025