A fornecedora de embalagens Neopac The Tube (Suíça) apresentou um novo conceito para sua linha de bisnagas que compreende a fabricação de produtos com bioplástico ou com plástico reciclado, os quais atendem à atual legislação da União Europeia (UE) referente à redução do impacto ambiental das embalagens. Ela determina, por exemplo, que até 2030 todas as embalagens plásticas deverão ser recicláveis, das quais 55% devem ser efetivamente recicladas. Para isso, a Neopac assumiu um novo conceito de desenvolvimento chamado de EcoDesign, segundo o qual suas embalagens adotam algumas das cinco novas metas:
reciclagem amigável: desenvolvimento de novos tubos de barreira, que sejam passíveis de reciclagem, e efetivação de projetos com planos de coleta, triagem e reprocessamento de embalagens flexíveis até 2025;
conteúdo reciclado: seus tubos contêm até 80% de material reciclado. Corpo e ombro possuem 50% de PEAD reciclado e tampas são fabricadas com 100% de PP reciclado;
uso de recursos renováveis: soluções fabricadas com biomateriais que oferecem menor pegada de carbono em comparação aos tubos de plástico convencionais;
redução de material: tubos com menor espessura e consequente menor quantidade de material para fabricação tanto do corpo quanto do ombro das bisnagas, a fim de reduzir massa e volume sem interferir nas propriedades de barreira; e
segurança do produto: utilização de materiais multicamadas com a vantagem de fornecer proteção ao conteúdo, com a menor espessura possível.

Atualmente, a Neopac possui três modelos de bisnagas na linha EcoDesign. Os tubos da marca Picea, por exemplo, são fabricados com uma combinação de bioplástico e madeira (10% de serragem de abeto, árvore nativa do Hemisfério Norte e da Ásia) proveniente de florestas alemãs certificadas, que possibilita uma redução de cerca de 40% do impacto ambiental em comparação aos tubos convencionais.
Já os produtos da linha Sugarcane, como sugere o nome, são feitos totalmente com polietileno (PE) oriundo da cana-de-açúcar produzida no Brasil e que, segundo a companhia, apresentam índices de pegada de carbono 50% mais efetivos se comparados a tubos convencionais de PE.
Por fim, a linha Recycled utiliza 50% de PE pós-consumo. O material para sua produção vem de garrafas de leite coletadas que são reconvertidas em pellets. Após seu uso, o tubo vazio pode novamente ser descartado em local adequado para seguir o mesmo fluxo de reciclagem que um tubo de PE convencional. A estimativa da companhia é que essa embalagem represente uma pegada de carbono 25% menor, se comparada à do PE convencional.
Todas as embalagens que compõem a linha EcoDesign são fornecidas para armazenar conteúdos de até 300 ml, podem ser personalizadas e possuem tampa produzida com 100% de polipropileno reciclado proveniente de embalagens e cordas retiradas do oceano. Os produtos podem ser adquiridos por meio do site da companhia, onde há um simulador para a combinação de diversos modelos de tubos, ombros e tampas, para montagem do conjunto final desejado pelos clientes.
#bioplastico #embalagemreciclada #plasticoposconsumo #plastic
Mais Notícias PI
Levantamento encomendado pela ABIEF mostrou alta no consumo de embalagens flexíveis no primeiro semestre deste ano, assim como aumento no uso de resinas recicladas na fabricação dessas embalagens.
08/09/2026
Estudo realizado pela ABRE e FGV IBRE aponta aumento na produção de embalagens plásticas no segundo trimestre de 2026 e associa mudanças no comportamento do consumidor às novas tendências de desempenho para o setor.
04/09/2026
A Chromoplast amplia estratégias para o desenvolvimento de embalagens de produtos para pets fabricadas com plástico reciclado pós-consumo (PCR).
24/08/2026