Um grupo de pesquisa do CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (PE) foi selecionado pela Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar no desenvolvimento de estudos e sistemas voltados para a segurança cibernética na indústria de manufatura.

 

A partir daí foi estabelecido o Centro de Competência em Segurança Cibernética, que vai contar com investimento de R$ 60 milhões provenientes do Programa Prioritário (PPI) IoT/Manufatura 4.0 do MCTI, e cujos trabalhos a serem realizados poderão abranger o setor de plásticos e de impressão 3D, entre outros.  

 

As linhas de pesquisa que serão conduzidas pelo grupo escolhido terão os temas “Gestão de identidade e acesso”, “Proteção e privacidade de dados”, “Inteligência para ameaças cibernéticas” e “Aspectos legais, éticos e comportamentais”. Também foi divulgado que a licença concedida ao Centro de Competência em Segurança Cibernética terá duração de 42 meses. 

 

Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, comemorou a recente conquista do centro e salientou a importância da cibersegurança: “A seleção do CESAR como uma das unidades gestoras do Centro de Competência Embrapii é um marco importante. Buscamos transformar os caminhos que unem pesquisa científica e produção de conhecimento, que precisa ser materializado para atender às demandas complexas que surgirão para a sociedade brasileira. A segurança cibernética é uma dessas demandas”.

 

Francisco Saboya, presidente da Embrapii, comentou mais sobre este assunto: “Esse centro de competência consiste em uma infraestrutura robusta de segurança cibernética que poderá não apenas proteger os ativos de empresas, mas também promover a inovação e o crescimento sustentável, ao possibilitar que as organizações aproveitem ao máximo os benefícios da era digital”.

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Rawpixel.com, Freepik.

 

Mais notícias:

 

Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

 

Estudo aponta: aumentou o investimento em digitalização no setor de plásticos

 

#Embrapii #MCTI #PlásticoIndustrial



Mais Notícias MM



Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial

A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.

11/12/2025


Nova versão de guia de tendências de cores para plásticos

A Avient lançou o ColorForward 2027, que prevê paletas de cores e auxilia em análises de tendências para o setor de plásticos.

11/12/2025


Estudo da Firjan destaca o potencial petroquímico do Rio de Janeiro

Um novo estudo elaborado pela Firjan mostra o potencial do estado como polo estratégico para o abastecimento do mercado brasileiro de produtos petroquímicos.

04/12/2025