O programa de inovação e desenvolvimento de tecnologias facilitadoras iNO.VC, criado a partir de uma parceria entre a ArcelorMittal Aços Planos e o Habitat de Inovação SESI-SENAI, vai promover a modernização de processos produtivos na planta industrial da siderúrgica situada no Ceará.

A transformação digital do parque fabril é o tema central deste programa, que em um primeiro momento consistirá na realização de ações conjuntas por um período de dois anos. A produção dos chamados “aços inteligentes” também é um dos objetivos deste trabalho, o qual é permeado pelas diretrizes da Indústria 4.0. Estão programadas, conforme informações divulgadas à imprensa, visitações a laboratórios do Instituto SENAI de Tecnologia, além de reformas na escola SESI Referência Maracanaú.
Paulo Wanick, diretor financeiro da ArcelorMittal do segmento de aços planos para a América Latina, comentou mais sobre a nova parceria: “A ArcelorMittal tem o objetivo de participar do ecossistema de inovação do Brasil para desenvolver soluções para a Indústria 4.0, em especial para a produção de aços. A aproximação com o Habitat de Inovação do SESI-SENAI tem potencial de ser bastante promissora. Procuramos fazer tudo de forma colaborativa, de vez em quando até disruptiva, visando encontrar soluções que fortaleçam a sustentabilidade, qualidade, segurança e liderança”.
Estreitar os laços entre empresas do setor metalmecânico, startups e instituições de pesquisa e ensino ligadas à indústria de manufatura também são algumas metas relacionadas ao programa. A ideia é desenvolver soluções de, por exemplo, inteligência artificial (IA), realidade aumentada, simulação de processos produtivos, cibersegurança e computação em nuvem, assim como robótica industrial e manufatura aditiva (impressão 3D).
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Jcomp, Freepik.
Leia também:
Novo robô industrial da Human Robotics chega ao mercado
Inspeção de rolamentos recebe ajuda da inteligência artificial
#ArcelorMittal #SesiSenai #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.
02/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
02/02/2026
Levantamento apontou melhora no desempenho da indústria de fundição europeia em dezembro último.
02/02/2026