O Datafolha realizou a 9ª edição de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) em que foi apontado que 45% das pequenas indústrias têm como foco manter a sua estabilidade financeira, o que é parte de estratégias de curto prazo para enfrentar os atuais desafios do setor.

 

No que diz respeito a este tópico, a adoção de planejamento de curto prazo, de acordo com o levantamento que foi elaborado a partir de dados coletados entre 11 e 31 de setembro de 2023, também é prioridade das micro indústrias, que representam 47% das empresas participantes. 

 

Além disso, 50% das pequenas empresas que colaboraram com o estudo preferem elaborar estratégias alinhadas com o planejamento de médio prazo, tendo como objetivo, por exemplo, dar mais atenção a investimentos que possibilitem a obtenção de resultados em até seis meses. Conforme foi informado à imprensa, este também é o foco de 34% das micro e pequenas indústrias.

 

A adoção de estratégias de longo prazo como prioridade foi manifestada por 17% das empresas entrevistadas. Sobre este tema, os fatores que tiveram destaque foram a preservação da estabilidade financeira e o direcionamento de investimentos para a obtenção de resultados em prazo indeterminado. 

 

Também foi divulgado pelas partes envolvidas no levantamento que alguns dos assuntos que permearam a elaboração do mesmo foram as incertezas relacionadas ao atual cenário econômico, o investimento e promoção de estratégias alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e a importância do apoio governamental no que tange a esses fatores.

 

 

Imagem: Shutterstock.

 

Leia também:

 

Economia em alta, indústria nem tanto

 

Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

 

#Datafolha #Simpi #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Tornearia gaúcha investe em máquinas de usinagem e robôs

A Chico Tornearia pretende adquirir centros de usinagem e robôs industriais para atender à demanda de setores como o agronegócio e de veículos pesados. A empresa investe no aumento de sua fábrica e em treinamento interno.

04/07/2024


Subra lança série de máquinas para lavagem de peças usinadas

A remoção de cavacos acumulados em partes de peças fabricadas por usinagem pode ser feita por equipamentos comercializados em diferentes versões.

24/06/2024


Fabricação de aço alinhada à economia circular é meta de siderúrgica

A Aperam pretende aumentar o índice de aproveitamento de rebarbas de bobinas de aço e de sobras de outros materiais na fabricação de produtos.

20/06/2024