Um projeto conduzido em parceria pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Marcopolo levou ao desenvolvimento e à fabricação de mais de 1.600 tetos feitos de alumínio para ônibus, que são usados para substituir coberturas desse tipo confeccionadas em fibra de vidro.

 

Reduzir o peso de carrocerias de ônibus urbanos e rodoviários é uma das premissas desse projeto. Os tetos feitos de alumínio, que têm versões com comprimento de até 12 metros e largura de 2,4 metros, estão presentes em veículos elétricos da série Attivi, e também nos modelos G8 (foto ao lado), ambos da Marcopolo.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o desenvolvimento dos tetos fabricados com alumínio teve como um de seus pilares o uso de tecnologia que proporciona a união mecânica por deformação a frio (clinching) de chapas e perfis metálicos. E isso proporcionou a redução de aproximadamente 100 kg do peso dos veículos.

Também faz parte desse projeto uma linha de produção que opera no Centro de Distribuição da CBA situado em Caxias do Sul (RS), cuja implantação, conforme foi informado à imprensa, teve investimento de R$ 4 milhões. Sua capacidade produtiva mensal é de 200 peças.

 

Além disso, as empresas estão à frente de trabalhos que envolvem a fabricação local de peças metálicas para veículos que se deslocam sobre trilhos, para transporte de passageiros e outras atividades. 

 

Imagens: Marcopolo/Divulgação.

 

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