A implantação de sistemas de proteção de dados provenientes do chão de fábrica, que visa, por exemplo, impedir acessos não autorizados a ambientes digitais conectados a linhas de produção, é um assunto que está ganhando espaço nas discussões sobre o alinhamento do setor de usinagem aos conceitos da indústria 4.0.

 

A cibersegurança já é uma realidade na rotina de algumas empresas da indústria metalmecânica que se veem diante da necessidade de impedir ataques de hackers, uma ameaça que pode paralisar operações de parques fabris e ainda causar anomalias e danos a plataformas virtuais usadas por companhias prestadoras de serviços de usinagem, fresamento, entre outros.

 

Segurança cibernética na indústria metalmecânica é o tema central de um encarte disponibilizado gratuitamente pela Abimaq e Sindimaq

Neste sentido, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Sindimaq) publicaram recentemente um material explicativo que trata da cibersegurança na indústria e aborda as prováveis consequências de ataques cibernéticos.

 

Trata-se da 55ª edição do encarte “Sindimaq em ação”, o qual tem como tema central a “Segurança cibernética: um pilar fundamental da indústria 4.0”. A publicação aborda a implantação de novas tecnologias no chão de fábrica, tais como inteligência artificial (IA), robôs colaborativos, Internet 5G, gêmeos digitais (Digital Twins), sensores industriais e realidade aumentada. Também traz dados sobre tentativas de ataques cibernéticos no Brasil no primeiro semestre de 2022. 

 

O custo de uma violação de dados e como isso pode impactar os trabalhos, projetos e estratégias de empresas são alguns dos diversos assuntos tratados no material explicativo, que pode ser baixado gratuitamente no site da Abimaq.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.


 

Imagens: Abimaq/Sindimaq


 

 

Conteúdo relacionado:

 

Indústria no metaverso será tema do evento híbrido

 

Como acelerar a digitalização do setor de manufatura

 

#Indústria40 #Abimaq #Sindimaq #MM



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024