A operadora de logística reversa de materiais eureciclo, com unidade em São Paulo (SP), apontou um aumento de 327% do volume de embalagens para produtos de limpeza recicladas entre 2019 e 2022. De acordo com a própria companhia, neste período, ela contribuiu para a compensação de 84 mil toneladas de embalagens pós-consumo usadas para o acondicionamento de produtos desse tipo. Deste percentual, 67% são representados por embalagens pós-consumo feitas de plástico ou de papel.

 

Além disso, o setor de limpeza, conforme comentou Camila Castello Branco, gerente de negócios e parcerias da empresa, somente no ano passado, “compensou quase R$ 5 milhões em resíduos”. Ainda segundo a executiva, isso pode ser atribuído à aposta dos fornecedores de produtos de limpeza na “operacionalização de logística reversa, visando equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentivar a cadeia de reciclagem e reduzir cada vez mais o impacto ambiental”. 

 

Foi informado à imprensa que os fornecedores de produtos de limpeza visam aumentar o uso de materiais reciclados na fabricação de novas embalagens, visando também contribuir para aumentar as estatísticas referentes ao reaproveitamento de resíduos sólidos no Brasil – atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos computados no País são encaminhados para a reciclagem.

 

Outro fator que indica que a preocupação acerca do reaproveitamento de materiais reciclados está aumentando, baseado nos dados divulgados pela eureciclo, é o aumento da quantidade de companhias que contratam seus serviços, passando de 84 para 257 no período de 2020 até o ano passado, o que representa um aumento de 200% da carteira de clientes da companhia. 


Mais informações podem ser obtidas pelo site da eureciclo.

 

 

Imagem: Divulgação; fotos feitas na cooperativa Viva Bem.

 

 

Mais notícias sobre reciclagem:

 

Filmes BOPP multicamadas, metalizados e impressos agora são também recicláveis

 

Plataforma vai gerir e mapear a reciclagem de plásticos no Brasil

 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

#eureciclo #Abrelpe #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias MM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Lindner inaugura subsidiária LATAM em São Paulo

A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025