Levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostrou que houve aumento de cerca de 59% das exportações de aços e de outras ligas metálicas como ferro, por exemplo, entre 2022 e 2023, o que foi observado entre os meses de janeiro de cada ano.

 

Levantamento do MDIC mostrou alta de 59% nas exportações de aços e de outras ligas metálicas produzidas no Brasil

De acordo com o MDIC, a alta é reflexo do bom desempenho do setor siderúrgico brasileiro percebido em 2022, em que foi constatada a comercialização de 4,3 milhões de toneladas de aços e ferro entre janeiro e dezembro, o que movimentou US$ 6,5 bilhões, tendo como principais consumidores países como Estados Unidos, Canadá, China, Japão e Holanda. 

 

Foi informado à imprensa que os produtos fabricados no setor siderúrgico brasileiro ocupam atualmente o sexto lugar no ranking de insumos exportados pelo Brasil, tais como minério de cobre, minerais brutos, bem como alimentos. No ano passado, ainda segundo a instituição, o setor siderúrgico ocupava o 12º lugar no ranking de produtos exportados. 

 

Marcos Ledo, CEO da Krominox, fabricante de tubos de aço inoxidável com escritório comercial em São Caetano do Sul (SP), comentou que a alta das exportações de aços e de outras ligas metálicas “indica que a nossa produção é vista com bons olhos em diferentes regiões do globo e direciona nossas expectativas para um cenário de elevação constante. Isso reforça a potência da indústria do aço não só no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional”. 

 

Segundo o executivo, a previsão é que segmentos consumidores de aços e de outros metais no Brasil, tais como indústria automotiva, construção civil e o setor de fornecimento de bens de capital, contribuam este ano para um crescimento de aproximadamente 41% das vendas de matéria-prima.

 

A companhia também pretende investir cerca de R$ 15 milhões em seus parques fabris em 2023, o que inclui a aquisição de novos equipamentos para a produção de itens de aço. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4343-1000.

 

Imagem: Krominox/Divulgação

 

Leia também:

 

Imaginando o que está por vir

 

Economia de insumos integrada às rotinas fabris

 

#Aços #Krominox #AltadasExportações #MM



Mais Notícias MM



Anfavea divulga estudo sobre o setor de máquinas autopropulsadas

Levantamento aborda o desempenho de segmentos consumidores de peças usinadas como o de máquinas agrícolas e rodoviárias em 2022 e 2023, e traz projeções para 2024.

04/03/2024


Maquinário brasileiro no mercado internacional

Investimento em tecnologia e participação em eventos internacionais impulsionam o comércio exterior do setor de máquinas.

22/08/2022


Aumento de mais de 80% das exportações de sucata ferrosa

Conflito na Europa levou à inatividade de usinas, o que contribuiu para a alta dos preços de insumos para a fabricação de aços.

18/04/2022