A agência internacional Bain & Company, especializada em consultoria e gestão e com sede nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP), realizou uma pesquisa no setor de máquinas e equipamentos industriais que levantou informações sobre algumas tendências do segmento.


O levantamento apontou que uma das principais tendências deste ramo é o foco no desenvolvimento de pacotes de serviços que ofereçam “soluções agrupadas”, ou seja, que reúnam recursos disponibilizados por diferentes áreas, assim como compartilhamento de conhecimento interdisciplinar, supervisão remota e in loco, além de outros.

Tendências do setor de máquinas e equipamentos apontadas por estudo incluem o conceito de "máquina como serviço"

 

Este é um tema pertinente para empresas da cadeia metalmecânica no Brasil e no mundo como, por exemplo, fabricantes de centros de usinagem, fresadoras e/ou tornos CNC, além de prestadores de serviços de usinagem para terceiros e fornecedores de aços especiais.


O estudo, intitulado “Relatório global de máquinas e equipamentos”, indicou que uma das principais tendências do setor é a transição do conceito de “além da máquina” para o de “máquina como serviço”. Em conformidade com informações divulgadas pela companhia, esses termos dizem respeito à entrega de soluções totalmente integradas. Isso foi exemplificado no levantamento como sendo o compartilhamento de conhecimento sobre automação industrial, softwares e hardware usados no chão de fábrica entre diferentes áreas da cadeia produtiva, envolvendo também a digitalização de parques fabris.

 

A sondagem também mostrou que a intenção de estabelecer parcerias e/ou consolidar a fusão entre empresas está entre as possíveis estratégias de alguns players do setor de máquinas e equipamentos. Assim, eles visam aumentar a lucratividade de seus negócios, criar novos modelos de negócios e se preparar para um cenário em constante transformação, tendo em vista a transformação digital alinhada com os conceitos de indústria 4.0

 

Outro dado divulgado pela empresa, no que diz respeito aos assuntos abordados em seu estudo, é que até 2030 os principais fornecedores de máquinas e equipamentos vão oferecer serviços que consistirão em pacotes de soluções agrupadas como locação de máquinas e equipamentos, comercialização de licenças para uso de software, instalação e manutenção de hardware, entre outros.

 

 

 Preparo para gerenciar mudanças

 

O estudo realizado pela Bain & Company também mostrou que empresas do setor de máquinas e equipamentos estão cada vez mais preocupadas em criar estratégias voltadas para o gerenciamento de crises que possam vir a acontecer devido a mudanças no cenário econômico global causadas, por exemplo, pela pandemia de Covid-19 e pelo conflito entre Ucrânia e Rússia.

 

Também foi constatado que o ramo passará a direcionar mais investimento para o enfrentamento de situações de contingência. Isso inclui a implantação de sistemas digitais que permitam a análise de processos e produtos por meio de simulação, e/ou que conectem o chão de fábrica com múltiplos departamentos e com plantas industriais situadas em diferentes partes do globo, e também preparo para o gerenciamento de crises em caso de interrupção do fornecimento de suprimentos, escassez de matéria-prima e flutuação de preços.

 

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas aqui.


 

 

Imagem: Freepik

 

 

Confira mais notícias:

 

Automação no carregamento de peças em centros de usinagem

 

Novo quebra-cavaco simplifica a usinagem de alumínio

 

#Bain&Company #Pesquisa #MáquinaseEquipamentos #MM



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024