A Universal Robots, companhia de origem dinamarquesa com unidade brasileira situada em São Caetano do Sul (SP), lançou recentemente um cobot que pode ser usado em operações complementares à usinagem como manipulação e/ou soldagem de peças metálicas, por exemplo.

Cobot para trabalhos no chão de fábrica e em linhas de usinagem será comercializado no final de 2022

 

O autômato é chamado de UR20 (foto) e tem capacidade para movimentar cargas com peso de até 20 kg. Seu braço apresenta alcance de 1.750 mm, uma característica técnica que faz com que ele seja recomendado para outros trabalhos no chão de fábrica como montagem de componentes, entre outros.

 

Este cobot, de acordo com informações fornecidas pela empresa, foi projetado de modo a facilitar a execução de suas operações, o que possibilita a realização de ciclos de trabalho mais rápidos em relação a outros autômatos. Kim Povlsen, presidente da companhia, comentou mais detalhes sobre o equipamento: “os benefícios proporcionados pelo UR20 são tempos de ciclo mais rápidos e capacidade de lidar com cargas mais pesadas em relação a outros robôs. Também incorporamos softwares, oferecendo aos usuários recursos para o controle dos movimentos do cobot”.

 

Foi informado por meio de um comunicado à imprensa que os clientes poderão solicitar a pré-encomenda do robô no final do quarto trimestre deste ano.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-777-0442 ou pelo e-mail sales@universal-robots.com. 

 

 

 

Imagem: Universal Robots

 

 

 

Leia mais notícias:

 

Tornos CNC para o mercado brasileiro

 

Nova linha de retificadoras comporta rebolos de até 610 mm de diâmetro

 

#Cobot #UniversalRobots #Indústria40 #MM



Mais Notícias MM



Robôs humanóides na manipulação precisam de peças metálicas

Testado na BMW, o robô F02, da Figure, manipulou componentes metálicos estampados, com resultados promissores, posicionando-os em células de montagem de carrocerias.

15/01/2025


IA é novo recurso em software para diagnóstico de usinagem

A Mitsubishi Electric desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial que identifica anomalias na usinagem e propõe estratégias para evitá-las.

09/12/2024


Segurança cibernética, um pilar estratégico nas operações industriais

Pequenas e médias empresas, inclusive do setor de usinagem, que trocam informações sobre a produção de maneira intensiva, devem estar atentas ao risco de ataques cibernéticos, os quais podem comprometer suas rotinas e resultados. Os antivírus são apenas uma parte da equação de segurança que envolve diversas outras ações.

06/12/2024