A Studer, que faz parte do grupo suíço United Grinding, lançou na feira alemã Grinding Hub, realizada em Stuttgart, no último mês de maio, uma nova linha de retificadoras, tendo em vista a produção voltada para a mobilidade elétrica e outros novos mercados. Denominada S 36, a linha pretende atender à demanda por máquinas com boa relação custo benefício para a produção de médias a grandes séries de peças, tanto para o mercado de mobilidade elétrica quanto o de componentes para sistemas hidráulicos, de bombas e confecção de ferramental.
A máquina possui um cabeçote fixo para retificação, com posicionamento dos rebolos nos ângulos de 0, 15 ou 30 graus. A distância entre centros é de 650 mm e o peso máximo para a peça-trabalho é de 150 kg.
Uma das características que tornam o equipamento especial é o tamanho dos rebolos que ele comporta, que pode ser de até 610 mm, além de incorporar o software CORE OS, proprietário da United Grinding, que dá acesso à plataforma digital da empresa sem a necessidade de instalação de hardware adicional. O software e a plataforma oferecem a base tecnológica para o trabalho com base em dados de produção e Internet das Coisas (IoT).
Outro recurso do equipamento são os bicos SmartJet para a aplicação automática de fluido refrigerante, a partir do sistema de controle central da máquina. Uma bomba com controle de frequência e uma unidade de medição da pressão dinâmica associadas permitem ajustar com precisão o volume do fluxo de fluído de acordo com o processo de retificação a ser realizado (de desbaste ou de acabamento).
Foto: Studer
Leia também:
Retificadora com set up rápido
Mercado maduro para os tornos suíços
#Studer
Mais Notícias MM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
03/11/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
03/11/2025
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025