Empresas do ramo de usinagem que têm interesse em receber consultoria gratuita sobre eficiência energética no chão de fábrica podem se inscrever no programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.

 

Inscrições abertas para programa de consultoria gratuita sobre redução de custos com energia em parques fabris

 

Uma das premissas do programa, que foi iniciado há quatro meses, é orientar empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, ou ferramentarias que prestam serviços para terceiros, por exemplo, sobre como otimizar o consumo de energia em seus processos produtivos. A consultoria abrange diagnósticos de operações industriais e recomendações para evitar o desperdício de recursos, entre outros fatores.

 

O programa conta com a parceria do Senai-SP, que está colaborando para a promoção dos trabalhos de consultoria e também conduzindo o atendimento a empresas de diversas regiões do Estado de São Paulo. Rodolfo Pinheiro, supervisor de projetos e tecnologias da instituição, comentou que “os ganhos em eficiência energética permitem uma redução considerável da conta de energia, por isso cada vez mais empresas estão procurando o programa”.

 

De acordo com Marco Schiewe, diretor do programa PotencializEE, está sendo percebida “uma forte adesão de setores industriais que utilizam maquinário térmico em sua cadeia produtiva”. Em comunicado à imprensa, foi informado que o programa também tem como premissa facilitar o acesso a linhas de crédito.

 

Mais informações sobre como participar do programa podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagens: Pixabay

 

 

Leia também:

 

Programa selecionará projetos sobre eficiência energética na indústria

 

Dicas para fornecedores e compradores do ramo de usinagem

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #Senai #MM

 

 



Mais Notícias MM



Fornecedora de software para usinagem se estabelece no Sul

Prestadora de serviços para ferramentarias situada em SP passou a atuar localmente no Rio Grande do Sul.

08/06/2022


Plataforma EAD promove cursos para o ramo metalmecânico

Treinamentos sobre gestão de parques fabris e equipamentos industriais são indicados para profissionais da usinagem.

01/06/2022


Dicas para fornecedores e compradores do ramo de usinagem

E-book lançado por empresa brasileira aborda a análise de projetos e equalização de propostas comerciais.

30/05/2022