Estão abertas as inscrições para a nova fase do Programa Aliança 2.0, que a partir de uma chamada pública vai selecionar projetos voltados para a implantação de sistemas e/ou processos centrados na eficiência energética de parques fabris como, por exemplo, do ramo de usinagem.

 

Projetos sobre eficiência energética na indústria poderão ser inscritos em programa da CNI

Segundo informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que está à frente do programa junto à Eletrobras, pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e à Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o programa prevê a seleção de 24 companhias.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que o prêmio que será concedido a cada uma das empresas escolhidas é de R$ 400 mil. Também foi divulgado que a realização das etapas dos projetos selecionados deverá ser feita em conformidade com diretrizes determinadas pelas instituições que encabeçam o projeto, bem como com o acompanhamento de equipes técnicas que as integram.

 

De acordo com Davi Bomtempo, gerente-executivo de meio ambiente e sustentabilidade da CNI, essa é a primeira vez que o programa, que acontece desde 2015, terá uma chamada pública, o que, ainda segundo ele, tem o objetivo de “expandir o atendimento a empresas de todas as regiões do Brasil”.

 

Além disso, o programa abre espaço para a apresentação de propostas que vão além da redução de custos com energia no chão de fábrica. 

 

Renata Falcão, superintendente de Programas de Governo da Eletrobras, deu alguns exemplos. Segundo ela, são muito bem-vindas sugestões para a otimização de, por exemplo, “sistemas térmicos; a questão do fortalecimento da cultura da eficiência energética; a aproximação da universidade e da indústria; a atuação sinérgica com os sistemas térmicos e motrizes; a coparticipação das indústrias também em termos financeiros; e a adoção de acordo voluntários”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3040-3860 ou pelo e-mail encarregadolgpd@cni.com.br. 

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Leia também:

 

Dicas para fornecedores e compradores do ramo de usinagem

 

Tornos brasileiros conquistam mercado internacional

 

#CNI #Eletrobras #Abrace #MM



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024