Confiante na retomada da demanda por maquinário para produção, a Ergomat (São Paulo, SP), desenvolveu um novo modelo de torno CNC de carros múltiplos, denominado TBA Next.

Apresentado ao público durante a última Feimec, que aconteceu no início de maio em São Paulo (SP), o equipamento constitui a quinta geração da conhecida família de tornos da empresa, combinando recursos de uma máquina CNC com os de um modelo de carros múltiplos de alta produtividade.

Com área para passagem de barras com seção de 65 mm, o TBA Next possui 5 eixos lineares e um circular (ou eixo C), todos programáveis para atuação simultânea, contanto ainda com revólver servoacionado de oito posições, que também comporta ferramentas acionadas. Possui comando numérico Fanuc (Oi-TF Plus), com monitor de 15 polegadas e acionamento por toque (touch screen).

A máquina executa operações de usinagem como chanfros sextavados, furos, roscas internas e transversais em uma grande variedade de metais, que vão desde aço inoxidável até ligas como o zamak. Com entrada de rede padrão USB, pode ser conectada para assistência remota via web. O vídeo a seguir mostra o torno TBA Next em operação:

 

 

 

 

Negócios internacionais

 

Tadeu Marcelino, do setor de vendas da Ergomat, comentou que o modelo será uma das atrações da empresa brasileira na feira AMB, que acontece em Stuttgart (Alemanha), de 13 a 17 de setembro, lembrando que as exportações da empresa estão em alta: “Saltamos de um percentual de 30 a 40% no pré-pandemia para 70% da nossa produção voltada para vendas externas atualmente”.

 

O executivo explicou que com a retomada das atividades econômicas em nível mundial, a indústria passou a viver um momento “comprador” no que se refere às máquinas operatrizes, e a Ergomat estava bem posicionada para atender a essa demanda, fabricando desde modelos mais simples até as que incorporam tecnologia mais avançada. Para isso, produz internamente seus componentes de precisão, enquanto compra de parceiros itens menos críticos como os estampados, por exemplo.

 

Os principais destinos do maquinário da Ergomat no exterior atualmente são Alemanha e Áustria, e mais recentemente Estados Unidos, México e Portugal.

Foto: Ergomat
 

Conteúdo relacionado:

Indústria brasileira mais próxima das tecnologias digitais

Aquisição dá origem a uma gigante brasileira do setor de metalurgia


 

#Ergomat  #tornodecarrosmúltiplos



Mais Notícias MM



Cabeçote de fresamento de cinco eixos

Equipamento conta com tecnologia para remoção de alto volume de cavacos e codificadores ópticos.

05/08/2022


Como o padrão MT Connect se tornou o meio de comunicação entre máquinas CNC

O protocolo MT Connect está consolidado como padrão entre os fabricantes e usuários de máquinas CNC. Compreender o seu propósito pode ser útil para se apropriar do conceito de indústria 4.0 no segmento de usinagem. 

25/07/2022


Máquinas multitarefa, automação e conectividade na IMTS

Executar diversas operações a partir de uma única fixação poupa tempo e mão-de-obra, e por isso é uma das tendências mais fortes no setor de máquinas-ferramenta, que poderá ser conferida na feira IMTS, programada para setembro, nos Estados Unidos.

25/07/2022