A Engesolutions (São Paulo, SP), passou a prestar serviços de análise estendida, visando detectar a presença de partículas que causam danos ao desempenho de componentes e ao funcionamento de máquinas operatrizes.

 

A empresa utiliza um microscópio eletrônico de varredura (MEV) por meio de espectroscopia de raios-X de energia dispersiva (SEM/EDX), obtendo mais informações sobre o formato da partícula (terceira dimensão) e/ou sua composição química (metálica ou não metálica, dura ou flexível, abrasiva ou não-abrasiva), as quais podem ser usadas para caracterizar a origem da contaminação em peças e máquinas.

 

As informações sobre características físicas das partículas, tais como dureza e abrasividade, só podem ser adquiridas pelos métodos de análise estendida, que combinam as tecnologias MEV e SEM/EDX, as quais associam o aspecto das partículas

a classes específicas de materiais definidas conforme sua composição elementar. Isso permite obter informações sobre a origem das partículas e sobre os danos que elas podem causar às superfícies metálicas em que são encontradas.

 

De acordo com Roberta Pereira Calciolari, gerente da Engesolutions, “em muitos casos a característica de brilho metálico, determinada em análise padrão, pode ser um bom indicador de partícula metálica e assim, de uma partícula condutora. No entanto, se a natureza metálica da partícula precisar ser determinada com certeza, devem ser implementados os métodos de análise estendida”.

 

A gerente explica ainda que o equipamento normalmente é encontrado para prestação de serviço em entidades publicas e instituições de ensino como Senai. “A Engesolutions está oferecendo aos seus clientes a possibilidade de realizar uma análise estendida de partículas em um laboratório privado com toda a segurança e praticidade de quem já faz analise de sujidade há mais de 10 anos”, declarou.

 

Foto: Engesolutions

 

 

Leia também:

 

Medição por coordenadas 4D para o ramo de usinagem

Um modelo para a manufatura inteligente



 

#análiseestendida   #Engesolutions



Mais Notícias MM



Pesquisa trata do uso de laser na fabricação de ferramentas

Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.

20/10/2025


Hypermill integra automação a torneamento e fresamento

Desenvolvedora alemã de sistemas CAD/CAM exibe tecnologias demonstrando a usinagem de componentes aeronáuticos.

20/10/2025


Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025