Os negócios no ramo de aços estão sendo influenciados pelos desdobramentos do conflito que já ocorre há mais de um mês em território ucraniano.

 

A alta dos preços dos aços prevista para os próximos meses, puxada pelo aumento dos preços dos combustíveis e de outros produtos, é uma das consequências decorrentes do impasse que assola aquela região.

Profissional do ramo de comercialização de aços comenta sobre caminhos possíveis para driblas o aumento do preço dos aços no Brasil e no mundo

 

No Brasil, o mercado de aços também está atento aos movimentos dos segmentos que compõem essa cadeia em âmbito global. Em meio à atual situação, sugestões sobre como amenizar o impacto do aumento de preços dos metais são muito bem-vindas, e algumas delas já estão no radar de um distribuidor de semi acabados metálicos.

 

Um caminho que poderia amenizar o repasse dos custos desses materiais aos clientes seria fornecer aços já processados como, por exemplo, barras e blocos usinados, fresados, furados e/ou tratados. Isso foi sugerido por Giovanni Marques da Costa, gerente de marketing da Açovisa, companhia que comercializa barras de aço laminadas, trefiladas e forjadas, e que presta serviços para a área, com sede em Guarulhos (SP).

 

De acordo com ele, o “impacto do aumento do valor dos combustíveis no Brasil no frete do aço será imediato. Essa terceirização para o cliente reduz um pouco o impacto dos aumentos, agregando serviços ao material bruto”.

 

Em comunicado à imprensa, o executivo mencionou ainda alguns outros fatores relacionados ao conflito entre Rússia e Ucrânia que estão influenciando a rotina do ramo de aços no Brasil. Segundo ele, os dois países “são importantes produtores mundiais de aço, porém estão impossibilitados de exportar, fato que, isoladamente, já altera o valor de diversos produtos”.

 

Giovanni concluiu seus comentários sobre este assunto com uma colocação sobre as consequências da interrupção das atividades do mercado de aço nos dois países: “como consequência disso, outros países que produzem aço passaram a ser mais procurados. O Brasil está nessa lista e, consequentemente, passou a exportar mais”.

 

 

Imagem: Canva.com

 

 

Mais notícias sobre este assunto:

 

Previsão de alta de preços de sucata ferrosa devido ao conflito na Europa

 

Redução do IPI e conflito na Ucrânia: o cenário da indústria para os próximos meses

 

#ConflitonaEuropa #PreçodosAços #MM



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024