A Fundimig, empresa especializada na fundição de ferro cinzento e nodular com sede na cidade de Cláudio (MG), adquiriu da gaúcha Dalca Brasil uma célula robotizada que executa o acabamento de peças fabricadas por fundição e usinagem.

A compra da nova célula robotizada de rebarbação FlexDeb R210 MT é parte das estratégias da Fundimig para atender às atuais demandas do setor metal mecânico.

 

Já está em operação na Fundimig uma célula robotizada desenvolvida pela Dalca, que executa acabamento de peças metálicas. Imagem: Dalca Brasil. 

 

A capacidade produtiva instalada da empresa é de 3.500 toneladas por mês e o desenvolvimento da célula teve como um de seus pilares o aumento da produtividade e a otimização de processos industriais pela implementação de tecnologias automatizadas para empresas do setor metal mecânico.

 

Um dos principais desafios desse trabalho, conforme informações divulgadas à imprensa, foi a adaptação da célula para que pudesse realizar o acabamento da quinta roda. “A empresa precisava atender a produtividade demandada pelo cliente final e melhorar a ergonomia no seu posto de trabalho, em paralelo com a redução do tempo de usinagem. Por isso, propusemos a criação dessa nova célula de rebarbação, e temos perspectivas de ampliação da parceria”, comentou Matheus Ziglioli, gerente comercial da Dalca Brasil.


O acabamento de peças metálicas é tema de um estudo que pode ser acessado na seção Artigos técnicos em nosso portal. Esse e outros assuntos do setor metal mecânico você também encontra nas edições digitais da Máquinas e Metais

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________


Você também pode gostar:

 

Metalpó aumenta capacidade produtiva

 

Equipamento recicla alumínio e areia dos moldes de fundição

 

#DalcaBrasil #Fundimig #MáquinaseMetai



Mais Notícias MM



Indústria do aço enfrenta retração em 2025

Dados do Instituto Aço Brasil relativos aos primeiros sete meses alertam para a alta de importações de aço chinês, apesar de medidas governamentais para contê-las.

08/09/2025


WEG amplia unidade no Espírito Santo

A fabricante de motores elétricos anunciou investimentos em sua unidade de Linhares, que incluem a aquisição de novos equipamentos.

11/08/2025


Crescimento e desaceleração. Os dados da indústria no primeiro semestre.

Levantamento da CNI mostra que o faturamento da indústria cresceu 6,5% no primeiro semestre, mas os resultados recentes sinalizam desaceleração.

11/08/2025