O robô colaborativo HC20 (foto) passou a ser comercializado no País pela Yaskawa Motoman, com sede no Japão e subsidiária em Diadema (SP). Ele é recomendado para a manipulação de peças sob processamento por usinagem, por exemplo, assim como montagem de componentes.

 

Cobot indicado para manipulação de peças sob processamento por usinagem passou a ser comercializado pela Yaskawa Motoman no Brasil

 

Seu braço tem alcance horizontal e vertical de 1.700 mm, o qual pode manipular peças e ferramentas com peso de até 20 kg. Outras de suas características são alta velocidade e um índice de repetibilidade de aproximadamente 0,05 mm. 

 

A companhia forneceu mais dados sobre o autômato. Seu braço – categoria 6 – é feito de alumínio fundido, com cabo passante na parte interna. De acordo com Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da empresa, o equipamento pode operar próximo a humanos “sem a necessidade de se usar barreiras de segurança, dependendo da avaliação de risco da aplicação”.

 

O executivo comentou ainda que o HC20 “cumpre diversas normas de segurança como, por exemplo, ISO 10218-1, referente à energia e resistência limitada do robô, IP67 e FGG, no que tange ao revestimento usado em aplicações que exijam lavagem com água ou, ainda, contato com alimentos”. 

 

Linhas de robôs colaborativos e outros equipamentos para usinagem fornecidos no Brasil podem ser consultados na seção de guias da revista Máquinas e Metais


 

Imagem: Yaskawa Motoman


 

Mais conteúdo sobre o ramo:

 

Manufatura inteligente para pequenas empresas

 

Usinagem de precisão, base para os motores piezoelétricos ultrarrápidos


 

#RobôColaborativo #Usinagem #Automação #MM



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024