A automatização de processos de usinagem é uma prática que tem como uma de suas premissas a otimização do trabalho como um todo, e um caminho para isso é a implantação de robôs colaborativos, os quais podem ser programados para a realização de trabalhos complementares.

 

 

Uso de robôs colaborativos em processos de usinagem, um caminho para otimização do trabalho

Braços robóticos podem ser usados em trabalhos como carregamento e descarregamento de peças em centros de usinagem. Além disso, eles são indicados para a realização de outras funções dentro desse escopo, que podem consistir no acionamento de comandos por meio de interfaces conectadas ao maquinário, abertura e fechamento de portas, entre outros. 

 

Alguns equipamentos robóticos comercializados atualmente apresentam características técnicas que podem contribuir para um melhor aproveitamento do tempo despendido em processos de usinagem. A manipulação de barras e blocos metálicos a serem usinados, coordenada em linhas de produção que contam com um ou mais tornos, é um exemplo.

 

Para trabalhos desse tipo, a Universal Robots, com matriz na Dinamarca e subsidiária em São Caetano do Sul (SP), fornece o braço robótico UR16, mostrado na imagem. Ele apresenta raio de alcance de 900 mm, tem capacidade para movimentar peças com peso de até 16 kg e pode operar com ferramentas simples ou duplas. Sua base ocupa uma área de 190 mm de diâmetro e seu peso é de 33 kg.

 

Gustavo Tozzo, gerente de desenvolvimento de negócios e vendas da empresa, forneceu informações sobre a configuração do braço robótico e deu exemplos de como ele pode ser usado no chão de fábrica: “o robô conta com uma interface amigável e sua movimentação pode ser feita manualmente. Assim, é possível definir a trajetória do seu braço e ainda definir pontos de parada, por exemplo. Ele pode operar em conjunto com sistemas de carrinho para carregamento de peças em dois ou mais tornos, ou até mesmo em operações que envolvam usinagem em uma peça e soldagem em outra”.

 

Ainda segundo o executivo, é recomendável fazer uma avaliação prévia do tipo de aplicação ao qual será destinado o equipamento.


 

Imagem: Universal Robots


 

Leia também:

Manufatura inteligente para pequenas empresas

Usinagem de precisão, base para os motores piezoelétricos ultrarrápidos

 

#RobôsIndustriais #Usinagem #Automação #MM





 



Mais Notícias MM



Tornos CNC para o mercado brasileiro

Equipamentos para usinagem em dois eixos são indicados para a fabricação de lotes específicos e prestação de serviços.

27/06/2022


Célula robotizada dá acabamento a peças usinadas

Empresa brasileira desenvolveu um equipamento que executa o lixamento de peças metálicas submetidas à usinagem. Sua configuração pode ser feita conforme a necessidade de cada cliente.

26/06/2022


Vagas abertas para consultoria gratuita sobre eficiência energética

Programa de orientação de empresas para redução de gastos com energia segue com inscrições abertas.

09/06/2022