A SSAB, com unidade fabril na Suécia e filial em São Paulo (SP), comercializa a linha de aços de alta resistência Toolox 33, recomendada para a usinagem de precisão e/ou para fabricação de peças que requeiram bom acabamento superficial.

 

 

Usinagem de aço com alta resistência foi reduzida em 41% graças a propriedades apresentadas pelo material

Os aços da série apresentam baixo teor de carbono em sua estrutura, propriedade que contribuiu, de acordo com informações da empresa, para a redução do tempo de ciclos de usinagem em testes que consistiram na produção de um componente para prensas de reciclagem, cujos detalhes serão mencionados a seguir.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que a Tallers Kapisil (Espanha), companhia especializada em usinagem, fabricou duas versões do componente para prensas usando diferentes linhas de aços. Uma delas foi a série mencionada acima, sendo a peça acabada obtida mostrada no lado esquerdo da imagem.

 

Uma redução de 41% do tempo de ciclo de usinagem – de 58 para 34 minutos, segundo a siderúrgica sueca – foi constatada ao se usar o aço da linha Toolox. Além disso, o acabamento superficial da peça feita com essa linha se mostrou superior ao da outra versão.

 

 

Imagem: SSAB/Tallers Kapisil

 

Leia também:

 

Aço inoxidável antiviral poderá ser usinado

Usinagem de precisão, base para os motores piezoelétricos ultrarrápidos

 

#AçodeAltaResistência #UsinagemdePrecisão #MáquinaseMetais

 



Mais Notícias MM



Aços de alta performance serão tema de pesquisa

Acordo firmado entre siderúrgica e universidade abrange a realização de estudos para o desenvolvimento de aços ultra resistentes.

22/07/2022


Nova classe de metal duro é indicada para a usinagem de superligas

Empresa desenvolve novo grade de metal duro especial para a usinagem de superligas metálicas como Inconel.

31/03/2022


Instituto de materiais avançados entra em operação

Uso de grafeno para melhorar propriedades de materiais metálicos será pesquisado em centro de estudos inaugurado por entidades brasileiras.

02/03/2022