Um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Hong Kong (HKU) levou ao desenvolvimento de produtos fabricados em aço inoxidável que apresentam propriedades antivirais, com capacidade para inativar o coronavírus (SARS-Cov-2) e o H1N1, por exemplo.

 

Pesquisa encabeçada por pesquisadores asiáticos levou ao desenvolvimento de um aço antiviral que pode ser usinado

 

O aço inox chamado de “SS”, obtido a partir da mistura, compactação e sinterização de pós metálicos, contendo prata e cobre (processo exemplificado na imagem ao lado), pode ser submetido à usinagem e/ou ao fresamento.

 

De acordo com a instituição oriental, já está em andamento a fabricação de protótipos com este material, o que ocorreu a partir do estabelecimento de parcerias com fabricantes locais de itens de aço inoxidável.

 

Algumas das etapas do estudo consistiram em testes em corpos de prova feitos de aço inox SS, as quais tiveram como objetivo avaliar a capacidade das propriedades antivirais do material, como é mostrado na ilustração abaixo.

 

O aço inox antiviral foi testado conforme parâmetros do estudo conduzido em Hong Kong

 

 

Esse assunto foi tema de um artigo científico intitulado “Anti-pathogen stainless steel combating COVID-19” (ou “Aço inoxidável anti-patógeno que combate a Covid-19”, em tradução livre).

 

A universidade divulgou em comunicado à imprensa que a equipe do projeto é formada por especialistas do seu Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia (Department of Mechanical Engineering of the Faculty of Engineering of the University of Hong Kong – HKU) e do Centro de Imunidade e Infecção da Faculdade LKS de Medicina (Centre for Immunity and Infection of the LKS Faculty of Medicine of HKU). 

 

Um dos especialistas que está à frente do projeto é o professor Mingxin Huang. Segundo ele, a capacidade de impedir a proliferação de microrganismos apresentada pelo aço inox SS se tornou possível graças à realização de ajustes na composição do material. Ele comentou que “o ‘aço inox anti-Covid-19’ pode ser produzido em massa usando tecnologias já existentes. Ele pode substituir materiais comumente usados na fabricação de itens presentes em áreas públicas”.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui


 

 

Imagens: HKU/Elsevier 


 

Leia também:

 

Pesquisa sobre peças metálicas feitas por deposição a arco elétrico inclui usinagem de acabamento

 Empresas do Japão planejam investir no mercado brasileiro

 #HKU #AçoInox #Covid19 #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Peças e ferramentas em metal duro serão impressas em 3D

Sandvik desenvolve metal em pó e processo proprietário para a impressão de componentes em metal duro.

06/03/2023


Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

Gestor do ramo de aços comenta sobre o investimento na implantação de laboratórios de análises de metais dentro de indústrias do setor metalmecânico.

06/03/2023