A Trumpf, com sede na Alemanha e filial em Barueri (SP), integrou ao seu portfólio de produtos a máquina de soldagem a laser TruLaser Weld 1000 (foto). Indicada para a soldagem de postiços e/ou de superfícies de moldes, por exemplo, a máquina conta com cabeçote que gera feixe de laser de estado sólido com potência de 3 quilowatts.
Ela é equipada com braço robótico de seis eixos, suas dimensões são de 5.200 x 2.200 x 2.800 milímetros e seu projeto foi pensado para a realização de reparos em ferramental, bem como para o processamento de lotes sob encomenda.
Sua configuração consiste ainda em área de trabalho dividida em duas seções. Em comunicado à imprensa, foi informado que isso possibilita que sejam realizadas duas operações diferentes em paralelo. Ou seja, exemplificando, enquanto uma peça está sob processo de soldagem em uma das seções, a outra pode ser utilizada para outro trabalho.
Além disso, se o usuário desejar soldar peças cujo porte requeira um maior espaço, as seções da área de trabalho podem ser configuradas para este fim. Outro detalhe é que o robô pode ser programado para alternar o seu trabalho entre as seções.
Martin Geiger, gerente de produto da Trumpf, falou mais a respeito disso: “Dependendo da programação do robô, em que se pode simplesmente guiá-lo ao longo da área a ser soldada, isso pode levar alguns minutos”. Segundo ele, a máquina “possibilita que empresas menores aproveitem os benefícios da soldagem a laser automatizada, podendo aumentar a produtividade de seus processos”.
A fabricante expôs a nova máquina na edição recém-realizada da feira internacional Blechexpo, que aconteceu no mês de outubro, na Alemanha.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Foto: Máquina de soldagem a laser que passou a integrar a linha de equipamentos da Trumpf conta com robô de seis eixos e é indicada para reparos em moldes e ferramental em geral. Imagem: Trumpf.
Conteúdo relacionado:
Nova especificação técnica para interface entre injetoras e robôs
Fabricante de injetoras inaugura divisão de manufatura aditiva
#Trumpf #Soldagem #Laser #Moldes #Plástico
Mais Notícias MM
Mirai Química desenvolve produto que suporta a desmoldagem de até 10 mil peças. O desempenho do produto varia conforme o material e o processo de transformação.
05/03/2025
Empresa alemã fabrica monitores que apontam o vazamento de resina em sistemas de câmara quente em seu primeiro estágio. A companhia também procura parceiros no mercado brasileiro para comercialização dos seus produtos.
25/02/2025
Companhia do interior de SP desenvolve e fabrica empilhadeiras elétricas que podem ser usadas no setor de plásticos.
28/01/2025