A fábrica de veículos do BMW Group Brasil instalada no município catarinense de Araquari pôs em prática um projeto de reciclagem cuja premissa é o uso de sobras de selante de PVC – insumo usado no processo de pintura dos carros lá produzidos – para a fabricação de tapetes e carpetes para carros ou empresas, bem como solado de calçados, entre outros.

Essa iniciativa é parte do programa Seal the Deal (ou “Sele o acordo”, em tradução livre), criado recentemente pelo grupo, o qual consiste em um processo logístico envolvendo a coleta e o armazenamento de resíduos provenientes de selante de PVC, e o encaminhamento desse material a empresas parceiras que o utilizam como matéria-prima em seu processo produtivo.
A partir daí, e além dos exemplos mencionados anteriormente, os resíduos podem ser convertidos em, por exemplo, itens de sinalização como cones ou em alojamentos como barracas para acampamento. Segundo informações da companhia, a iniciativa teve o apoio do programa Accelerator Program do BMW Group. Um vídeo sobre o programa de reciclagem e os processos que ele abarca pode ser visto aqui.
Mais informações sobre o PVC e processos de reciclagem de plásticos podem ser obtidas em nosso site. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de polímeros, produtos, serviços e muito mais.
Foto: BMW Group Brasil
Conteúdo relacionado:
MES integrado a sistema de inteligência artificial na moldagem de tetos em PC
POM com baixa emissão de formaldeído
#BMWGroupBrasil #SealtheDeal #Reciclagem #PVC #Plásticos
Mais Notícias MM
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025