O livro “Engenharia mental: gestão de projetos 360º – do contrato até a perícia”, de autoria de Ricardo Alexandre Gois Ferreira, engenheiro, foi publicado pela editora Leud. A obra possui 576 páginas que compõem uma compilação de temas de interesse da indústria de manufatura e, inclusive, do setor de plásticos.


Os conceitos e as aplicações da engenharia mental são os temas centrais do livro, que inclui ainda tópicos como a administração de negócios, critérios para a seleção de projetos, sistemas de gestão da qualidade, codificação da estrutura de classificação, segurança de dados e planos de execução, por exemplo.


Padrões e normas, técnicas de abordagem, métodos, elaboração e uso de mapas mentais também são abordados no livro. Há capítulos onde o leitor vai encontrar assuntos relacionados ao planejamento do orçamento, riscos, arranjo de contratos e análise socioeconômica de custo-benefício em projetos de investimento em infraestrutura.


A sustentabilidade e a eficiência energética também estão entre os temas tratados pelo autor, assim como as técnicas de validação e qualidade de cronogramas – AACE, DCMA, GAO, NASA.


O livro possui capítulos dedicados à elaboração de orçamentos e formação de preços de empreendimentos de infraestrutura, nos quais há tópicos sobre a criação de orçamentos com base nas normas ABNR NBR 16633-1 – Terminologia – e ABNR NBR 16633-2 – Procedimentos gerais.


Na parte final do livro, a transformação digital compõe um grupo de tópicos que têm como temas principais a robótica, tecnologia aplicada à engenharia, redes e sistemas digitais para compartilhamento de dados (blockchain), inteligência artificial (IA), computação em nuvem, gêmeos digitais, internet das coisas (IoT) e realidade virtual e aumentada, entre outros assuntos.


O livro é comercializado em versão física pelo site da Livraria Ofitexto (www.ofitexto.com.br) pelo preço sugerido de R$ 169,89. Na seção “Literatura” no nosso portal estão disponíveis informações sobre livros que têm como temas diversos assuntos relacionados à indústria de plásticos.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Ofitexto/Divulgação.

 

Conheça mais livros do setor de plásticos:

 

Ciência dos polímeros em versão estendida

 

Bioplásticos sem mistério. Livro detalha aspectos da produção e do uso dos materiais.

 

Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição



Mais Notícias MM



Acordo vai promover a indústria de telhas de PVC

O IBPVC e a Abitelha se uniram para promover o desenvolvimento da indústria de telhas fabricadas em poli(cloreto de vinila) (PVC).

23/09/2025


Escola LF fará evento sobre manutenção de máquinas industriais

Em dezembro será realizado um workshop para abordar a manutenção de equipamentos do setor de plásticos.

23/09/2025


Compostos termoplásticos com mais resistência ao impacto

Chegou ao mercado uma nova linha de materiais reforçados da italiana Xenia, com maior resistência ao impacto.

23/09/2025