A Blow Moulding Technologies, BMT (Irlanda do Norte) aprimorou os seus produtos digitais voltados para o segmento de sopro de modo a torná-los adequados para empresas que trabalham com os chamados materiais sustentáveis.
Os sistemas Blowscan e Thermoscan, criados para reduzir o desperdício e acelerar os ciclos de
desenvolvimento de embalagens, contemplam tanto o PET reciclado (rPET) quanto os materiais de origem renovável, cada vez mais presentes no mercado. Por serem relativamente novos e terem comportamento pouco previsível, eles ainda dificultam a garantia da qualidade das garrafas e impulsionam a demanda por ferramentas que ajudem as equipes de P&D a corrigir etapas da produção.
O Blowscan é um sistema de análise do processo de sopro que avalia a qualidade das pré-formas. Ele permite explorar o comportamento das pré-formas, otimizar a produção de garrafas e acelerar o desenvolvimento de novos produtos por meio de prototipagem rápida e simulações. Ajuda também ajuda a comparar diferentes resinas, identificar variações entre lotes e reduzir desperdícios,
permitindo ajustar processos e minimizar paradas de máquina.
Já o Thermoscan mede simultaneamente os perfis de temperatura internos e externos das pré-formas. Isso garante uma produção mais estável e de alta qualidade, eliminando variações causadas por fatores ambientais ou desgaste do equipamento. Auxilia no controle da qualidade e fornece dados fundamentais para simulações virtuais do processo.
A BMT vai exibir seus novos produtos na feira drinktec, que acontece entre os dias 15 e 19 de setembro, em Munique (Alemanha).Os visitantes também poderão conhecer o “Jeito BMT”, um fluxo de trabalho estruturado e colaborativo que combina hardware, dados e conhecimento técnico para otimizar o desenvolvimento de garrafas, do conceito à produção.
Mais informações em www.bmt-ni.com
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagens: BMT
Leia também:
Mais Notícias MM
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025