Adalberto Rezende, da redação.
A Sergomel, empresa especializada na fabricação de implementos para os setores canavieiro e florestal, instalou novas máquinas industriais em sua fábrica, situada no município paulista de Sertãozinho. As máquinas se dividem em modelos para corte a laser, dobramento e estampagem de chapas e tubos.
Novos robôs industriais também passaram a operar na fábrica e vão realizar processos de soldagem. A aquisição de equipamentos, bem como a execução de treinamento interno, fazem parte dos recentes investimentos da companhia.
Esse e outros assuntos foram comentados por Adriano Terra, engenheiro de produto da Sergomel (foto a seguir), que concedeu entrevista à Corte e Conformação de Metais. Adriano, que também está à frente dos trabalhos que envolvem a gestão de processos no parque fabril da empresa, comentou sobre os recentes lançamentos para o setor canavieiro e florestal.

Trata-se da “Prancha carrega tudo” e do “Rodotrem 11 eixos”, implementos que passaram a integrar o portfólio da companhia. A Prancha carrega tudo, que pode ser usada para transportar cargas indivisíveis, por exemplo, é fabricada com aços que apresentam alta ductilidade e que têm grande espessura. Conforme explicou Adriano, o projeto desse implemento teve como objetivo a criação de um produto robusto, porém leve, cujo conjunto é composto por peças reforçadas.
Prancha carrega tudo e Rodotrem 11 eixos, implementos fabricados com aços convencionais e aços de alta resistência, respectivamente. Imagens: Sergomel/Divulgação
O Rodotrem 11 eixos, desenvolvido para o ramo canavieiro, é fabricado com aços de alta resistência. Possui comprimento de 30 metros e largura de 2.600 mm, e pode transportar cargas com peso de até 91 toneladas. Adriano comentou que o projeto deste equipamento tem como destaque a redução da tara, o que proporcionou um aumento do volume da carga que pode ser transportada.
Imagem: Sergomel
Os trabalhos que estão sendo realizados na fábrica da Sergomel incluem a realização de treinamento interno que abrange a capacitação de profissionais para a operação de máquinas e robôs. Adriano contou que uma das premissas da empresa nesse sentido é dar oportunidades para profissionais e iniciantes egressos de instituições de pesquisa e ensino situadas na cidade de Sertãozinho. A companhia também está investindo na implantação de sistemas industriais automatizados, com conclusão prevista para 2025.
De acordo com o engenheiro, o investimento em novas máquinas industriais e robôs foi de R$ 10 milhões. O lançamento oficial dos implementos aconteceu na última edição da Fenatran 2024, realizada no início de novembro na capital paulista.
O contato com a Sergomel pode ser feito pelo seu site. Na seção Mercado em nosso site você vai encontrar mais novidades sobre o setor metal mecânico.
_________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Confira mais lançamentos do setor metal mecânico:
Sistema de corte de metais que usa hidrogênio é lançamento do Grupo Messer
IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais
#Sergomel #CorteConformaçãoMetais #Fenatran
Mais Notícias CCM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025