O Cazoolo – Centro de Desenvolvimento de Embalagens para a Economia Circular –, da Braskem, completou recentemente dois anos. Neste período, a instituição atuou em muitos trabalhos, sendo um dos mais recentes, por exemplo, a criação de um modelo de embalagem reutilizável para cosméticos. 

 

Yuri Tomina, líder do Cazoolo, comentou sobre o objetivo da equipe comandada por ele: “Nosso foco é desenvolver embalagens que reduzam o impacto ambiental e estejam alinhadas com os conceitos de design para a reciclabilidade, além da otimização do uso de materiais reutilizáveis, de sistemas de refil e do redesenho de embalagens por meio de jornadas circulares. Estruturamos os projetos a partir da Análise do Ciclo de Vida (ACV), combinando medidas que estabelecem a circularidade dos materiais”.

 

Além disso, a instituição promove projetos dedicados ao desenvolvimento de embalagens e que envolvem a união de expertises de diferentes áreas do conhecimento, aplicando metodologias como Design for Environment (DfE) e ACV. As comemorações do Cazoolo também são estendidas aos diversos prêmios conquistados desde a sua inauguração.  

 

O contato com o Cazoolo pode ser feito pelo seu site. Nas seções Reciclagem e Sustentabilidade em nosso site você obtém informações sobre trabalhos e ações que envolvem o setor de plásticos.

___________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Cazoolo, Braskem.

 

Você também pode gostar:

 

Resinas recicladas, um mercado que se consolida a cada dia.

 

A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

 

#Braskem #Cazoolo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Clariant lança aditivos livres de PFAS para processamento de filmes

A nova linha de auxiliares de processamento é indicada para a produção de filmes em poliolefinas e não contém os PFAS, hoje conhecidos como “químicos eternos” devido à sua difícil decomposição.

10/06/2025


Soul do Plástico: ações concretas pela sustentabilidade na cadeia de plásticos

Atuação direta nas escolas e na Frente Parlamentar de Apoio à Economia Circular são algumas ações que o Instituto Soul do Plástico, conduzido por Rui Katsuno, está promovendo para conscientizar a sociedade e combater a desinformação a respeito dos materiais plásticos.

10/06/2025


Comitê de sustentabilidade é formado pelo IBPVC

Foi lançado pelo Instituto Brasileiro do PVC um comitê que vai intensificar a disseminação de informações sobre a circularidade do poli(cloreto de vinila).

03/06/2025