O Cazoolo – Centro de Desenvolvimento de Embalagens para a Economia Circular –, da Braskem, completou recentemente dois anos. Neste período, a instituição atuou em muitos trabalhos, sendo um dos mais recentes, por exemplo, a criação de um modelo de embalagem reutilizável para cosméticos. 

 

Yuri Tomina, líder do Cazoolo, comentou sobre o objetivo da equipe comandada por ele: “Nosso foco é desenvolver embalagens que reduzam o impacto ambiental e estejam alinhadas com os conceitos de design para a reciclabilidade, além da otimização do uso de materiais reutilizáveis, de sistemas de refil e do redesenho de embalagens por meio de jornadas circulares. Estruturamos os projetos a partir da Análise do Ciclo de Vida (ACV), combinando medidas que estabelecem a circularidade dos materiais”.

 

Além disso, a instituição promove projetos dedicados ao desenvolvimento de embalagens e que envolvem a união de expertises de diferentes áreas do conhecimento, aplicando metodologias como Design for Environment (DfE) e ACV. As comemorações do Cazoolo também são estendidas aos diversos prêmios conquistados desde a sua inauguração.  

 

O contato com o Cazoolo pode ser feito pelo seu site. Nas seções Reciclagem e Sustentabilidade em nosso site você obtém informações sobre trabalhos e ações que envolvem o setor de plásticos.

___________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Cazoolo, Braskem.

 

Você também pode gostar:

 

Resinas recicladas, um mercado que se consolida a cada dia.

 

A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

 

#Braskem #Cazoolo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Processo simplifica conversão de óleo de pirólise em matéria-prima de grau cracker

Parceria da Clariant com a Borealis e o instituto SINTEF resultou na remoção de contaminantes de óleo de pirólise, convertendo quimicamente resíduos de difícil reciclagem em materiais de alta pureza com propriedades equivalentes às de poliolefinas virgens.

16/03/2026


Neste inaugura unidade de reciclagem química de plásticos

Com aporte de 111 milhões de euros, a nova unidade da empresa finlandesa vai ter capacidade de 150 mil toneladas anuais. A companhia defende a revisão das regras da União Europeia para garantir que o refino químico seja contabilizado nas metas globais de conteúdo reciclado.

16/03/2026


Parceria industrial transforma tampas em brinquedos para ação social

A Plastek e a Plasbrink uniram forças para transformar o descarte de tampas de PE e PP em linhas de brinquedos educativos doados a instituições de apoio à infância.

10/03/2026