De 16 a 18 de setembro de 2024 será realizado o curso “Embalagens plásticas: materiais e propriedades”, que terá formato híbrido, acontecendo simultaneamente no Ital – Instituto de Tecnologia de Alimentos – e em ambiente virtual. Com  coordenação técnica de Christiane Q. Moreira e Gustavo H. Moraes.


O tema central do curso é o desenvolvimento de embalagens plásticas flexíveis e rígidas, passando pela otimização de processos produtivos e avaliação do desempenho de embalagens projetadas para o acondicionamento de diferentes produtos.


Também estão previstas sessões nas quais serão abordados temas como as características de embalagens, propriedades de materiais plásticos usados na produção de embalagens, segurança no que se refere à conservação de alimentos e questões relacionadas ao impacto causado ao meio ambiente em se tratando de processos produtivos e reciclagem de embalagens, entre outros assuntos.


A programação inclui apresentações sobre aditivos para plásticos usados na produção de embalagens, barreira a gases, à água e à luz, além de migração de componentes sensorialmente ativos e legislação brasileira para a fabricação de embalagens plásticas.


O curso é recomendado para desenvolvedores e fabricantes de embalagens, e também para fornecedores de matérias-primas e pesquisadores do setor. Para quem vai participar presencialmente, o local é o Auditório Décio Dias Alvim, no Ital, na Av. Cônego Antônio Rocato, 140 ou Av. Brasil, 2880, Jd. Chapadão, Campinas (SP).

 

Nos dias 16 e 17, o curso terá início às 8h30 e 9 horas, respectivamente, com término às 17 horas em ambas as datas. No dia 18 ele será iniciado às 9 horas e terminará às 12h30.


Nesta página podem ser obtidas mais informações.

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik.

 

Continue lendo notícias sobre o setor de embalagens plásticas:

 

Embalagem reutilizável para cosméticos é tema de projeto no Cazoolo

 

Anuga FoodTec e as inovações para o setor de embalagens

 

#Ital #PlásticoIndustrial #CursoHíbrido #Embalagens



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026