A equipe do Cazoolo – Centro de Desenvolvimento de Embalagens para a Economia Circular –, da Braskem, e especialistas da Sallve Cosméticos estão trabalhando juntos em um projeto de embalagens reutilizáveis e com refil. O projeto está sendo executado por meio do programa Circular design sprint.

O trabalho colaborativo reúne a expertise de ambas as equipes – e também contou com a participação da Silgan Dispensing and Packaging do Brasil, que atua no ramo de tampas e embalagens plásticas para cosméticos – e inclui atividades voltadas para a criação de protótipos de embalagens com refil, bem como de estudos sobre design e avaliação do ciclo de vida de produtos.

 

No que se refere ao programa Circular design sprint, os trabalhos são conduzidos a partir da definição do escopo do projeto, sendo realizadas, em seguida, análises sobre o impacto ambiental causado por embalagens. Dentro do projeto também são realizados testes para validação de protótipos, além de outros estudos. 

 

André Giglio, especialista em desenvolvimento de embalagens do Cazoolo (foto), deu mais detalhes sobre as atividades que vêm sendo conduzidas por lá. “O objetivo do programa Circular design sprint é auxiliar os brand owners frente aos desafios no que tange à otimização de embalagens plásticas, e agregar mais valor a elas. Tudo isso equilibrando custo, sustentabilidade e experiência de consumo”. 

 

Leandro Gusmão de Menezes, head de marketing da Sallve, complementou dizendo que um dos objetivos dessa parceria é “chegar a uma solução que realmente atenda às necessidades de nossos consumidores, e que também beneficie o mercado de cosméticos de uma maneira ampla”. 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagem: Braskem, Cazoolo.

 

Conheça outros trabalhos que aliam embalagens e sustentabilidade:

 

Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico

 

Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR

 

#Braskem #Cazoolo #SallveCosméticos #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


Óleo de cozinha convertido em PP dá origem a embalagens de margarina

Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.

21/10/2025