Um consórcio que tem como objetivo promover a coleta, reciclagem e comercialização de plásticos reciclados, além de proporcionar aos catadores bonificações, foi formado pelo Plastic Bank, com sede no Canadá e subsidiária no Brasil, a Clean Plastic e a Packem, ambas com sede em Curitiba (PR).
As partes envolvidas vão trabalhar juntas de maneira a incentivar a inserção de plásticos reciclados – com atestado de qualidade e procedência por parte do Plastic Bank – na produção de embalagens e outros itens. Outra ação deste programa, alinhado com as diretrizes de um trabalho denominado Plástico Social®, é a bonificação que será concedida aos catadores por cada quilo de plástico coletado.
Ainda sobre as atividades que serão desenvolvidas, a Clean Plastic será responsável pela reciclagem de polipropileno (PP) e polietileno (PE), ao passo que a Packem vai atuar na reciclagem de poli(tereftalato de etileno) (PET).
O diretor de parcerias estratégicas da Plastic Bank, Ricardo Araujo, comentou: “Desde 2019, com operações no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo, já destinamos mais de 6 milhões de quilos de plástico para a reciclagem. Queremos que empresas e consumidores percebam o valor agregado desse plástico, que pode ser usado na produção de embalagens e produtos que consumimos no nosso dia a dia”.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Prostooleh, Freepik.
A reciclagem de plásticos em outras frentes de trabalho:
Equipamento retira automaticamente arames de fardos de material reciclável
Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis
#PlasticBank #CleanPlastic #Packem #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Atuação direta nas escolas e na Frente Parlamentar de Apoio à Economia Circular são algumas ações que o Instituto Soul do Plástico, conduzido por Rui Katsuno, está promovendo para conscientizar a sociedade e combater a desinformação a respeito dos materiais plásticos.
10/06/2025
Foi lançado pelo Instituto Brasileiro do PVC um comitê que vai intensificar a disseminação de informações sobre a circularidade do poli(cloreto de vinila).
03/06/2025
A ABIPLA divulgou informações sobre o volume de resíduos reciclados em 2024 e no início de 2025.
03/06/2025