A Evident (EUA), anteriormente conhecida como Olympus Scientific Solutions, desenvolveu uma série de analisadores portáteis denominada Vanta Element, que fornecem informações sobre elementos de liga presentes em metais de forma instantânea e conectada em nuvem.

 

Os aparelhos operam por fluorescência de raios-X (XRF), técnica usada para fins de identificação e classificação de materiais metálicos. Os modelos disponíveis fornecem análises elementares, incluindo a detecção de elementos leves com traços de magnésio (Mg), alumínio (Al), silício (Si), enxofre (S) e fósforo (P). A finalidade das análises pode ser a identificação de amostras de material, conferência de lotes e também a classificação de sucata metálica.

Recursos de conectividade e gerenciamento de dados permitem que as informações geradas pelas análises sejam usadas na avaliação de processos e em sistemas de controle da qualidade. Os aparelhos possuem classificação IP54 de proteção contra poeira e umidade, são testados para suportarem quedas sem necessidade de muitos reparos e estão certificados para a realização de testes contínuos sob temperaturas de -10ºC a 45ºC.

 

Informações sobre os medidores podem ser obtidas aqui.

 

 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Evident

 

 

 

 

 

Leia também:

 

Delta tem novas cabines para limpeza de peças por ultrassom

 

Sattis passa a distribuir serras bimetálicas da Wikus

 



Mais Notícias CCM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025