A suíça Promix desenvolveu o viscosímetro Visco-P, que atua em linha com extrusoras e é fornecido com um módulo de medição (foto ao lado) que contém sensores de pressão e temperatura. Instalado na máquina, ele pode controlar a qualidade do material fundido ao longo do processo, um recurso especialmente útil para empresas que lidam com variações nas formulações, especialmente devido ao uso de material reciclado.

 

Inicialmente, o módulo de medição instalado homogeneiza o polímero fundido para medir a viscosidade de todo o material, sob condições de processo e em tempo real. Com isso o material incorpora de maneira uniforme os aditivos, masterbatches e corantes adicionados antes que se faça a medição. O módulo atua ainda como capilar para medição da viscosidade on-line, determinada sob parâmetros de processo como tipo de material, rendimento, temperatura de fusão e perda de pressão.

 

Além da viscosidade, a temperatura atual do fundido e a taxa de cisalhamento são exibidas graficamente, sendo salvos como valores numéricos. O aparelho executa também a conversão da viscosidade real para a unidade desejada de medição do índice de fluidez, permitindo ao usuário comparar os valores exibidos com as especificações iniciais. Os limites de viscosidade superior e inferior são selecionáveis pelo usuário, e os desvios do valor alvo são sinalizados por alarme.

 

Dados relevantes de controle podem ser armazenados no sistema por até 12 meses, com as avaliações correspondentes, e enviados a outros dispositivos via redes do tipo FieldBus e ProfiNet, para fins de processamento e análise. Além disso, a viscosidade é exibida graficamente durante o período de observação com limites superiores e inferiores, ajustados nos eixos X e Y de acordo com as necessidades do usuário. O Visco-P também gera imediatamente relatórios dos lotes produzidos, complementa os dados de qualidade do produto acabado.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________


 

Imagens: Premix

 

 

Leia também:

 

 

Acabamento preto brilhante. Orion lança nova linha de negro de fumo.

 

Desmoldante atóxico tem também função de aditivo

 



Mais Notícias CCM



Novo desmoldante líquido é baseado em silicones de alto peso molecular

Mirai Química desenvolve produto que suporta a desmoldagem de até 10 mil peças. O desempenho do produto varia conforme o material e o processo de transformação.

05/03/2025


Sistema monitora vazamento em câmaras quentes

Empresa alemã fabrica monitores que apontam o vazamento de resina em sistemas de câmara quente em seu primeiro estágio. A companhia também procura parceiros no mercado brasileiro para comercialização dos seus produtos.

25/02/2025


Empilhadeiras elétricas

Companhia do interior de SP desenvolve e fabrica empilhadeiras elétricas que podem ser usadas no setor de plásticos.

28/01/2025