A suíça Promix desenvolveu o viscosímetro Visco-P, que atua em linha com extrusoras e é fornecido com um módulo de medição (foto ao lado) que contém sensores de pressão e temperatura. Instalado na máquina, ele pode controlar a qualidade do material fundido ao longo do processo, um recurso especialmente útil para empresas que lidam com variações nas formulações, especialmente devido ao uso de material reciclado.

 

Inicialmente, o módulo de medição instalado homogeneiza o polímero fundido para medir a viscosidade de todo o material, sob condições de processo e em tempo real. Com isso o material incorpora de maneira uniforme os aditivos, masterbatches e corantes adicionados antes que se faça a medição. O módulo atua ainda como capilar para medição da viscosidade on-line, determinada sob parâmetros de processo como tipo de material, rendimento, temperatura de fusão e perda de pressão.

 

Além da viscosidade, a temperatura atual do fundido e a taxa de cisalhamento são exibidas graficamente, sendo salvos como valores numéricos. O aparelho executa também a conversão da viscosidade real para a unidade desejada de medição do índice de fluidez, permitindo ao usuário comparar os valores exibidos com as especificações iniciais. Os limites de viscosidade superior e inferior são selecionáveis pelo usuário, e os desvios do valor alvo são sinalizados por alarme.

 

Dados relevantes de controle podem ser armazenados no sistema por até 12 meses, com as avaliações correspondentes, e enviados a outros dispositivos via redes do tipo FieldBus e ProfiNet, para fins de processamento e análise. Além disso, a viscosidade é exibida graficamente durante o período de observação com limites superiores e inferiores, ajustados nos eixos X e Y de acordo com as necessidades do usuário. O Visco-P também gera imediatamente relatórios dos lotes produzidos, complementa os dados de qualidade do produto acabado.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________


 

Imagens: Premix

 

 

Leia também:

 

 

Acabamento preto brilhante. Orion lança nova linha de negro de fumo.

 

Desmoldante atóxico tem também função de aditivo

 



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Lindner inaugura subsidiária LATAM em São Paulo

A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025