Um relatório elaborado pela Central de Custódia, empresa que atua na verificação de resultados da logística reversa de embalagens no País, indicou que o investimento em gestão e reciclagem de resíduos sólidos pode proporcionar uma economia anual de mais de R$ 8 bilhões ao setor de saúde pública.

 

Trata-se de um estudo que abrange dados referentes à logística reversa de embalagens realizada no Brasil. O levantamento envolveu o uso da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), tendo como base o ano de 2022. Foi realizado conforme as normas ISO 14.040 (2009) e ISO 14.044 (2009). 

 

Também foram usados dados provenientes do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil do ano de 2022, um levantamento feito pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública. De acordo com este estudo, em 2.826 municípios brasileiros naquele ano a disposição final de resíduos sólidos domiciliares ainda era feita de forma inadequada, representando 29,7 milhões de toneladas de lixo potencialmente explorado por catadores, que assim ficam expostos a altos riscos de contaminação, com reflexos sobre o sistema de saúde pública.

 

Fernando Bernardes, fundador e CEO da Central de Custódia comentou: “Esses dados reforçam a necessidade de criar mecanismos para que o Brasil aperfeiçoe a gestão e reciclagem de resíduos com a implementação de modelos de negócios 100% circulares”. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Central de Custódia. Confira também um estudo sobre a poeira gerada na reciclagem mecânica de plásticos reforçados com fibras, em nosso site.

_______________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________

 

Imagem: Central de Custódia/Divulgação.

 

Leia também:

 

Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

 

Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

 

#CentraldeCustódia #Abrelpe #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025