De 29 de abril a 3 de maio de 2024, a Dunkerrmotoren e a MAE, ambas marcas do grupo AMETEK (Alemanha), vão expor seus produtos na feira AgriShow, que acontece em Ribeirão Preto (SP).

 

As empresas são conhecidas no setor agrícola pelo desenvolvimento de motores elétricos brushless e sopradores. A partir do slogan "Agri Goes Electromechanical", que sugere o uso de sistemas eletromecânicos no agro, ambas querem impulsionar a transição dos motores pneumáticos e hidráulicos para seus equivalentes elétricos, usados em aplicações de semeadura, fertilização e ordenha, bem como em robôs agrícolas.

 

A eletrificação das máquinas agrícolas é uma das megatendências do setor e permite que os processos se tornem mais eficientes, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Os sopradores e motores da MAE e da Dunkermotoren são projetados tendo em vista alta eficiência energética, design robusto e classe de proteção contra a inclusão de partículas sólidas e líquidos (IP) de até 69K.

 

A principal vantagem dos motores inteligentes sem escovas (brushless) da Dunkermotoren é sua inteligência integrada e a possibilidade de uso conectado a partir da plataforma nexofox, a marca de dispositivos para internet das coisas (IoT) da própria empresa. As interfaces de comunicação CANopen ou outras interfaces Ethernet fazem parte do portfólio padrão de motores inteligentes (Série BG dPro) da empresa, simplificando a integração de vários dispositivos, a manutenção preditiva e o monitoramento de condições de uso.

 

A Dunkermotoren também apresentará seus sistemas lineares na feira. Uma inovação, projetada para os ambientes adversos em que as máquinas agrícolas operam é o atuador elétrico CAHB. Combinado com um motor CC com ou sem escovas, ele pode, por exemplo, ajustar o ejetor em colheitadeiras de forragem e é uma alternativa mais eficiente em termos de consumo de energia aos cilindros pneumáticos ou hidráulicos. O CAHB está disponível com cursos de até 700 mm e forças de até 10.000 N.

 

Já a MAE vai apresentar seus mais recentes destaques em motores de passo e sopradores.

Os motores de passo são usados em sistemas eletromecânicos que exigem precisão e controle de movimento em máquinas agrícolas e no acionamento de mecanismos como controles de válvulas. Estão disponíveis nos três tamanhos NEMA mais comuns: 17, 23 e 34, podendo ser configurados com caixas de engrenagens, freios, codificadores e componentes eletrônicos integrados.

 

Os sopradores elétricos MAE atuam com uma ampla faixa de pressão e vazão, oferecendo controle de vazão, eficiência com baixo consumo de energia e tamanho compacto em comparação com os sopradores hidráulicos. Podem ser aplicados em diferentes produtos que exigem pressão positiva ou vácuo, tais como o transporte de materiais, transporte de sementes e insumos, sistemas de armazenamento e limpeza.

 

Os produtos serão expostos na Arena de Soluções Agro, na Rua 5, estande 72.

 

 

Confira a agenda de Feiras e eventos do setor metalmecânico em nosso site.

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________




 

 

 

Imagem: Dunkermotoren

 

 

Leia também:

 

Alltech passa a fornecer máquinas de corte a laser

 

Nova distribuidora de máquinas de corte a laser

 

 

 

#Dunkermotores

#AgriShow



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024