No dia 10 de abril de 2024 terá início o curso “Análise de falhas em peças poliméricas”, que será realizado pela Afinko em formato presencial, em São Carlos (SP). O treinamento será ministrado por Márcio Kobayashi, gerente do Departamento Técnico da instituição.


Estão previstas para este curso aulas sobre os conceitos básicos de polímeros, em que os participantes terão acesso a conteúdo que servirá como uma introdução aos temas ligados a esta área. Com duração de sete horas, este treinamento também tem em sua programação aulas sobre técnicas de caracterização, abordando os conceitos de FTIR, DSC, TG, MEV, GC-MS e Reometria Capilar. Os participantes também terão acesso a conteúdo referente às aplicações típicas deste setor, bem como terão conhecimento sobre resultados e exemplos de estudos realizados em casos reais. 

 

Antes, de 21 a 23 de fevereiro de 2024, será realizado o curso on-line “Fundamentos e desenvolvimento de embalagem”, que será ministrado por Cristina Sartoretto, pesquisadora no Centro de Inovação da FGV EAESP (FGVin), e Felipe Garcia, sócio-diretor da Criatégia.


Este treinamento está sendo promovido pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, que vai abordar temas como “quais as interações da embalagem na cadeia de suprimento”, “quais as principais etapas do projetos de desenvolvimento e elaboração do plano de trabalho” e “como o neurobranding está aliado à defesa de projeto”.


Ainda se tratando de curso on-line, o Instituto Avançado do Plástico (IAP) (São Bernardo do Campo, SP) está oferecendo o treinamento “Como resolver os principais problemas de injeção e sopro de preformas de PET”, cujo conteúdo será distribuído em 10 videoaulas, cada uma com duração de aproximadamente uma hora.


Serão abordados temas como, por exemplo, os tipos de poli(tereftalato de etileno) (PET) – APET, CPET, PETG, PCT, PCTG –, os conceitos de preparação de matéria-prima para o processo de injeção, como executar corretamente a desumidificação e, ainda, a absorção de umidade pelo PET, degradação por hidrólise e defeitos comuns que ocorrem durante o processo de sopro. Material didático e suporte técnico também serão fornecidos aos participantes. 


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (Afinko) (16) 3307-8362, (ABRE) (11) 3060-5510 e (IAP) (11) 4352-9400. Fique por dentro da agenda de cursos e eventos do setor dos plásticos aqui.

__________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

Imagem: Fullvector, Freepik.

 

Leia também:

 

Aumenta o uso de resinas recicladas na produção de eletroeletrônicos

 

Aços com troca térmica otimizada podem reduzir o tempo de ciclo de injeção

 

#Afinko #ABRE #IAP #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Amino Química investe em novo reator e vai intensificar a produção de PU Casting

A empresa do Grande ABCD adquiriu um novo reator de cinco toneladas e está prestes a iniciar uma linha de produção interna voltada para a fabricação de resinas de poliuretano (PU). A Amino também vai lançar novas resinas.

29/01/2026


Acrilys investe em nova injetora e aumenta a produção de moldes

A empresa gaúcha adquiriu uma injetora chinesa e está otimizando seus processos produtivos, além da fabricação de moldes para injeção de plásticos. A ampliação da matrizaria própria está nos planos.

23/01/2026