A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas (Adirplast) divulgou um aumento de 13% do volume de resinas comercializadas pelos seus associados em 2023, período em que foram vendidas 279.226 toneladas de plástico – o que inclui todos os produtos fornecidos pelas empresas associadas, dentre os quais estão filmes biorientados, plásticos de engenharia e resinas commodities – frente às 247.008 toneladas comercializadas no ano anterior.

 

Fazendo um recorte dos setores, conforme informações fornecidas à imprensa, a entidade registrou que as áreas que apresentaram maior crescimento em 2023, em relação a 2022, foram a de resinas commodities, com alta de 16%, e de plásticos de engenharia, cerca de 15,5%.

 

Em se tratando do setor de resinas commodities, foi constatado que o volume total comercializado nos últimos dois anos passou de 194.356 toneladas (2022) para 225.362 toneladas (2023), ao passo que o montante de plásticos de engenharia comercializado no mesmo período passou de 19.563 toneladas para 22.635 toneladas.

 

O volume de vendas de masterbatches e compostos no segundo semestre do ano passado também foi registrado pela Adirplast. De acordo com a instituição, seus associados que atuam nesses setores comercializaram 701 toneladas de masterbatches e 1.139 toneladas de compostos entre junho e dezembro de 2023. 

 

Laercio Gonçalves, presidente da Adirplast, comentou sobre os resultados referentes a 2023: “No primeiro trimestre, apesar da presença abundante de produtos no mercado nacional, o País se tornou destino para o excesso de estoques provenientes da China e dos Estados Unidos. Isso resultou em uma inundação do mercado brasileiro pela importação de polietileno (PE) e polipropileno (PP). Devido à falta de uma demanda robusta e ao excesso de oferta, os preços despencaram drasticamente”.

 

Nos canais digitais da Adirplast podem ser obtidas mais informações.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Vectorjuice, Freepik.

 

Mais notícias:

 

O fechamento de 2023 e as perspectivas para 2024

 

Mercado global de plásticos reciclados deve crescer mais de 50% até 2030

 

#ResinasPlásticas #Adirplast #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026