O Datafolha realizou a 9ª edição de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) em que foi apontado que 45% das pequenas indústrias têm como foco manter a sua estabilidade financeira, o que é parte de estratégias de curto prazo para enfrentar os atuais desafios do setor.
.jpg)
No que diz respeito a este tópico, a adoção de planejamento de curto prazo, de acordo com o levantamento que foi elaborado a partir de dados coletados entre 11 e 31 de setembro de 2023, também é prioridade das micro indústrias, que representam 47% das empresas participantes.
Além disso, 50% das pequenas empresas que colaboraram com o estudo preferem elaborar estratégias alinhadas com o planejamento de médio prazo, tendo como objetivo, por exemplo, dar mais atenção a investimentos que possibilitem a obtenção de resultados em até seis meses. Conforme foi informado à imprensa, este também é o foco de 34% das micro e pequenas indústrias.
A adoção de estratégias de longo prazo como prioridade foi manifestada por 17% das empresas entrevistadas. Sobre este tema, os fatores que tiveram destaque foram a preservação da estabilidade financeira e o direcionamento de investimentos para a obtenção de resultados em prazo indeterminado.
Também foi divulgado pelas partes envolvidas no levantamento que alguns dos assuntos que permearam a elaboração do mesmo foram as incertezas relacionadas ao atual cenário econômico, o investimento e promoção de estratégias alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e a importância do apoio governamental no que tange a esses fatores.
Imagem: Shutterstock.
Leia também:
Economia em alta, indústria nem tanto
Adoção de IA na indústria aumentou em 2022
#Datafolha #Simpi #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
Pesquisa exclusiva da Máquinas e Metais revelou o perfil do maquinário em operação nas ferramentarias brasileiras, apontando ampla opção pelos centros de usinagem vertical.
06/07/2026
Com subvenções de até 60% em projetos de P&D, iniciativa do SENAI e MDIC apoia consórcios industriais para o desenvolvimento de novos processos de fabricação. Os prazos para submissão de projetos são 30 de julho e 28 de agosto.
06/07/2026
Processos de manufatura e recuperação de peças serão combinados priorizando a rastreabilidade e o controle dimensional rigoroso de componentes.
06/07/2026