Foi realizada pelo Datafolha a 9ª edição de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) em que foi apontado que 45% das pequenas indústrias têm como foco manter a sua estabilidade financeira, o que é parte de estratégias de curto prazo para enfrentar os atuais desafios do setor.
![]()
Ainda no que tange a este tópico, a adoção de planejamento de curto prazo, de acordo com o levantamento que foi elaborado a partir de dados coletados entre 11 e 31 de setembro de 2023, também é prioridade das micro indústrias, que representam 47% das empresas participantes.
Já 50% das pequenas empresas que colaboraram com o estudo preferem elaborar estratégias alinhadas com o planejamento de médio prazo, tendo como objetivo, por exemplo, dar mais atenção a investimentos que possibilitem a obtenção de resultados em até seis meses. Conforme foi informado à imprensa, este também é o foco de 34% das micro e pequenas indústrias.
A adoção de estratégias de longo prazo como prioridade foi manifestada por 17% das empresas entrevistadas. Sobre este tema, os fatores que tiveram destaque foram a preservação da estabilidade financeira e o direcionamento de investimentos para a obtenção de resultados em prazo indeterminado.
Também foi divulgado pelas partes envolvidas no levantamento que alguns dos assuntos que permearam a elaboração do mesmo foram as incertezas relacionadas ao atual cenário econômico, o investimento e promoção de estratégias alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e a importância do apoio governamental no que tange a esses fatores.
Imagem: Rawpixel.com, Freepik.
Leia também:
Tendências para o setor de embalagens flexíveis
A urgência da conectividade 4.0 na indústria
#Datafolha #Simpi #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Estudo da consultoria MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma revelou um índice de 21,3% de reciclagem mecânica de plásticos, com a perspectiva de menor ociosidade das empresas. O PET lidera em volume de material e volume processado, seguido por PEAD e PP.
16/09/2026
O instituto Aimplas coordena o desenvolvimento de materiais plásticos com alta barreira que serão utilizados na fabricação de tanques de hidrogênio Tipo IV.
15/09/2026
Levantamento encomendado pela ABIEF mostrou alta no consumo de embalagens flexíveis no primeiro semestre deste ano, assim como aumento no uso de resinas recicladas na fabricação dessas embalagens.
08/09/2026