A francesa Sepro, desenvolvedora e fabricante de robôs para máquinas de injeção de plásticos, com unidade brasileira em Itupeva (SP), anunciou a aquisição de uma participação majoritária da Garbe Automatisme, empresa do setor de robótica industrial, também da França. A transação foi concluída no mês de julho, mas anunciada apenas no final de setembro. Ambas as empresas são de capital fechado e os termos financeiros não foram divulgados.

 

A Sepro é um dos maiores fornecedores de soluções de automação para máquinas injetoras do mundo e mantém núcleos para desenvolvimento de sistemas de automação na na França, Alemanha, Estados Unidos e China. Está estabelecida também no Brasil há 20 anos e mudou-se recentemente para uma nova planta em Itupeva (SP), de onde saem os autômatos a serem fornecidos para o mercado brasileiro e para outros países da América do Sul.

 

A aquisição da Garbe duplicará a capacidade de produção de sistemas de automação na França e aumentará a capacidade global da Sepro em 20%. Eric Radat, presidente do Grupo Sepro, comentou que a aquisição reafirma o compromisso de apoiar os clientes da empresa com soluções de automação inteligentes e altamente eficientes, capazes de suprir as deficiências em termos de obtenção de mão de obra qualificada, um problema comum às indústria de diversos países, inclusive do Brasil.

Oscar da Silva, diretor de vendas e de serviços do Grupo Sepro para a América do Sul, avaliou que a aquisição reforça uma tendência do mercado de plásticos, que é a crescente automação das suas linhas produtivas. “O robô é o item central na célula entre a máquina injetora e os periféricos”, comentou, acrescentando que o impacto da compra da Garbe no Brasil não será imediato, mas é o sinal de uma opção por soluções eficientes e experientes para aumentar a produtividade dos clientes.

 

Em recente open house para comemoração dos 50 anos da empresa e dos 20 anos de Brasil (fotos acima e ao lado), a Sepro apresentou em sua unidade de Itupeva um conceito de automação linear que visa à melhor ocupação do espaço fabril, em parceria com a fornecedora de injetoras Sumitomo Demag. Em parceria com a Chen Hsong, foi mostrada uma célula operando o processo de rotulagem no interior do molde (in mold labelling, IML). A francesa já equipou mais de 40 mil máquinas injetoras nos diferentes países em que atua, e tem hoje 1.900 robôs instalados no Brasil.

 

 

Sobre a Garbe Automatisme

 

Localizada em Izernore, o chamado “Vale dos Plásticos”, no leste da França, a Garbe Automatisme projeta sistemas de automação complexos voltados para

transformadores por injeção que atendem aos setores automotivo, médico, de embalagens e de eletrodomésticos, entre outros. Já integrou com sucesso robôs de 3, 5 e 6 eixos em células que exigem a remoção de peças e operações de pré e pós-moldagem, tais como carregamento de insertos, montagem de componentes, marcação, inspeção, transporte e paletização, entre outras.

 

“Diante do crescimento contínuo da Garbe Automatisme e da necessidade de expandir a nossa capacidade de produção, era essencial aproveitarmos esta oportunidade”, comentou Dominique Garbe, fundador da empresa, acrescentando que a parceria com a Sepro une experiências e habilidades.

 

Já Bertrand Humel van der Lee, diretor geral do Grupo Sepro para a Europa, enfatizou que as tecnologias de ponta da Garbe Automatisme na área de garras técnicas e ferramentas de ponta de braço são excelentes complementos às linhas de automação da Sepro.

 

Imagens: Sepro do Brasil

 

 

Leia também:

 

IA e machine learning para o chão de fábrica

 

Senai oferece avaliação gratuita de cibersegurança para a indústria

 

 

 

#Sepro

#automaçãodeinjetoras



Mais Notícias PI



Craqueamento em fornos elétricos é opção da BASF e da SABIC

A BASF, a SABIC e a Linde inauguraram a sua primeira unidade de demonstração de fornos de craqueamento a vapor aquecidos eletricamente para operação em grande escala.

30/04/2024


Braskem estuda usar fornos elétricos para craqueamento

Parceria da Braskem e Lummus envolve a realização de testes e análises de desempenho em unidades de craqueamento da petroquímica brasileira, visando à descarbonização desta etapa da produção.

30/04/2024


Escadas de EPS são divulgadas por especialista em construção

O construtor Vander de Paula deu exemplos de como o poliestireno expandido (EPS) pode ser aplicado na construção de escadas.

30/04/2024