A linha de escâners 3D HandySCAN da canadense Creaform, pertencente ao conglomerado Ametek, com subsidiária brasileira em Campinas (SP), passou a contar com um novo modelo portátil e de alta precisão, recomendado para trabalhos que envolvem a inspeção e medição de peças grandes feitas a partir de chapas metálicas, por exemplo.

Chamado de Max Series, o equipamento pode ser usado para a medição de peças com comprimento de até 15 metros, o que abrange aplicações em setores como o de corte, conformação e soldagem de metais, bem como de usinagem pesada, aeroespacial, transportes, energia e mineração, entre outros. Podendo ser usado no chão de fábrica e em trabalhos in loco.
Conforme informações disponíveis no site da companhia, o escâner lançado recentemente apresenta precisão de medição de 0,100 mm + 0,015 mm/m – ISO 17025, em conformidade com a norma VDI/VDE 2634 parte 3 – e conta com 38 linhas de laser. Sua área de digitalização é de aproximadamente 1 x 1 metro, e ele conta com sistema de digitalização plug-and-play que pode operar com diferentes velocidades de escaneamento, ao passo que a resolução pode ser ajustada conforme o ritmo do processo.
Foi informado à imprensa que entre os recursos apresentados pelo novo escâner 3D estão algoritmo de superfície que opera de forma combinada à inteligência artificial (IA), fotogrametria integrada e produção de malha digital em tempo real, além de contar com ferramentas que possibilitam a digitalização de peças a partir de distâncias curtas ou grandes, o que é tipicamente, neste último caso, requerido em medições de peças muito grandes.
A companhia pode ser contatada no Brasil pelo telefone (19) 2107-4100, assim como pelo e-mail info@creaform3d.com.
Imagem: Creaform, Ametek Inc./Divulgação.
Mais notícias:
Abicor Binzel lança soluções para soldagem na Schweissen & Schneiden
Estampagem profunda. Monitoramento e simulação melhoram a qualidade das peças
#Creaform #Escâner3D #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025