A Boeck (Alemanha), especializada em operações de acabamento de chapas, desenvolveu um sistema para remoção de rebarbas decorrentes de operações de corte a plasma ou oxicorte que consiste na ação rotativa de pinos de metal duro na superfície das peças a serem limpas.

 

As ferramentas são compatíveis com máquinas de rebarbação de diferentes marcas, incluindo a Costa Levigatricci, comercializada no Brasil, e também com algumas ferramentas elétricas manuais. Possuem uma base protegida por material flexível e são fixadas em um disco que, por sua vez, é fixado por rosqueamento em rebarbadoras estacionárias ou manuais. Quando acionadas, a rotação faz com que os pinos toquem as rebarbas, expulsando-as da peça por ação mecânica, como pode ser observado no vídeo abaixo.

 

 

 

 

 

 

O sistema de rebarbação está sendo exibido na 16ª BlechExpo, evento voltado para o setor de fabricação a partir de chapas que acontece até o dia 10 de novembro, em Stuttgart.

 

Imagem: Boeck

 

 

Leia também:

 

Sistema monitora fluidos na conformação de tubos em tempo real

 

Messer inaugura segunda unidade no Brasil

 

#Boeck

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Eventos e cursos do setor metal mecânico para 2026

Feiras de máquinas, aços e metalurgia serão realizadas em São Paulo. A Firjan SENAI abriu inscrições para cursos gratuitos no Rio de Janeiro.

24/11/2025


Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas

A Abraciclo revisou suas projeções de desempenho para 2025, tendo como produtos mais consumidos as motocicletas de baixa cilindrada e as bicicletas elétricas, cuja produção já registra crescimento de 144,8% em relação a 2024.

24/11/2025


Ferramenta de acesso remoto em versão industrial

Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.

24/11/2025