Acontece entre os dias 6 e 7 de novembro o VI Seminário de Metrologia Legal – Metrolegal 2023, único evento brasileiro dedicado à metrologia legal, um segmento da metrologia voltado para exigências referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição utilizados em território nacional.
Conforme definição do Instituto Nacional de metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que possui uma Diretoria de Metrologia Legal, no Brasil estão sujeitos à regulamentação e ao controle metrológico os instrumentos de medição e medidas utilizadas nas atividades econômicas e nas medições que interessem à incolumidade das pessoas. Com o desenvolvimento econômico, é cada vez mais intensa a implantação de controle metrológico para os instrumentos de medição, inclusive os utilizados na indústria metalmecânica.
O Metrolegal promove a interação de todos os operadores do setor de instrumentos de medição sob controle metrológico e este ano será realizado de forma presencial nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), localizado na Avenida Angélica, 2364, em São Paulo (SP).
A edição de 2023 terá como tema principal “ A Modernização da Metrologia Legal no Brasil” e um programa com diversos painéis para abordar as demandas da indústria, tendências e inovações para a metrologia legal. A programação completa está disponível aqui.
O Metrolegal é promovido pela Rede Metrológica do Estado do Estado de São Paulo (Remesp), que atua na disseminação do conhecimento metrológico e é reconhecida como uma interface importante entre seus associados (indústria de instrumentos de medição, laboratórios de calibração e ensaio) e Inmetro.
Imagem: Metrolegal
Leia também:
Congresso da Indústria do aço acontece em São Paulo
Corte e desbaste de metais são temas de cursos on-line gratuitos
Mais Notícias CCM
A Repuxando oferece cursos sobre o desenvolvimento de ferramental para estampagem de chapas e simulação de processos.
14/04/2025
A empresa vai apresentar na Expomafe novas soluções em CAD e CAE para manufatura e automatização de projetos no setor metal mecânico.
14/04/2025
A 17ª edição do Encontro Nacional de Ferramentarias ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.
14/04/2025